sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

Bibliotecária brasileira no programa IFLA/OCLC Early Career




Janete Estevão relata como se deu a sua inscrição no programa e apresenta mais detalhes sobre mesmo:


O programa que vou participar é denominado "IFLA/OCLC Early Career Development Fellowship". É um programa patrocinado pela IFLA - International Federation of Library Associations and Institutions, OCLC - Online Computer Library Center e ATLA - American Theological Library Association, três grandes instituições internacionais nas áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação e Tecnologia da Informação.




A minha inscrição neste Programa de Desenvolvimento de Carreira se deu de uma forma inesperada. Ao fazer uma pesquisa no site da IFLA, encontrei a informação sobre o treinamento, e no site da OCLC estavam todos os requisitos e critérios de elegibilidade.

Após uma longa pesquisa sobre a realidade da biblioteconomia no Brasil, desde a formação acadêmica até os serviços oferecidos nas bibliotecas, percebi que uma das grandes necessidades seria o aprimoramento no que diz respeito à implantação e gerenciamento de conteúdo digital, e o bibliotecário como agente fundamental no processo de criação desses acervos. Então minha carta baseou-se nessa perspectiva.


Este programa visa um desenvolvimento de carreira e educação continuada para profissionais de bibliotecas em países em desenvolvimento.


Cinco pessoas de todas as inscritas do mundo são selecionadas para ir à Dublin, no Estado de Ohio, para um treinamento intensivo de 4 semanas, com programas de workshops, seminários e visitas, com todas as despesas pagas.

Os assuntos abordados incluem tecnologia da informação (TI) e seus impactos nas bibliotecas, gerenciamento de conteúdo digital, operação e gerenciamento de unidades de informação e cooperação global. Durante o treinamento aos Estados Unidos, os participantes visitarão Bibliotecas mais renomadas e centros culturais de instituições importantíssimas em vários estados americanos, como a Biblioteca do Congresso Americano, A Biblioteca Central de Columbus, A Biblioteca Pública de Chicago, A Biblioteca da Universidade do Estado de Ohio, A Biblioteca da Universidade de Illinois, a Biblioteca Universitária de Columbus e muitas outras. Os participantes irão transferir esse aprendizado e experiência para o seu contínuo crescimento profissional, além de contribuir com as suas Instituições em que trabalham e com o seu país.


O treinamento será realizado no mês de Maio de 2006. Tive a felicidade de, em cinco anos de existência do programa, ser a primeira Brasileira e a segunda Latino-Americana a participar. Os outros quatro participantes da turma de 2006 são dos seguintes países: Trinidad & Tobago, Moldova, Quênia e Indonésia.


Obrigada por essa oportunidade de divulgar uma grande conquista, que outros profissionais possam também investir nos seus sonhos, pois eles podem se tornar realidade.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site da OCLC:
http://www.oclc.org/education/earlycareer/


Um forte abraço,

Janete Estevão

São José dos Pinhais - Paraná

1 Comentários:

O bibliotecário anarquista on 24 fevereiro, 2006 disse...

Fantástico Janete! Muitos parabéns.

Arquivo

Categorias