sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

Ajude a escrever uma enciclopédia online




"De uma hora para outra, você resolveu pesquisar a história do rock. Provavelmente entrou na internet, levantou informações em dezenas de sites, recorreu a livros e saciou sua curiosidade. Mas e agora? O que fazer com todo o conhecimento acumulado? Você pode deixar o tempo passar até seu cérebro esquecer boa parte dos dados ou facilitar a vida das pessoas que um dia se interessarem pelo tema. Como? Colocando tudo na web, com apenas alguns cliques, numa das maiores enciclopédias do planeta: a Wikipédia. Criado no início de 2001, o website reúne aproximadamente 2,6 milhões de artigos em 212 idiomas e transformou-se em um fenômeno. Quer saber por quê? Tudo o que está lá não foi criado por um conjunto de especialistas, mas por milhares de voluntários de todas as partes do planeta.
--
São pessoas como você, com interesses variados, que não precisam ser feras em computador para colocar um texto no ar oumodificar o conteúdo de um verbete.Isso explica por que na Wikipédia podem ser encontrados artigos que cobrem temas tão diferentes como os personagens de O Senhor dos Anéis, a teoria do caos e o escândalo do mensalão. Dificilmente outra enciclopédia consegue uma abrangência tão grande e umconteúdo tão atualizado. "Esse projeto é absolutamente fundamental", afirma o publicitário Daniel Indech, de 26 anos, que de tanto colaborar se tornou um dos administradores do site. "Num mundo onde tudo tem dono e um preço, informação gratuita e livre é uma bênção."
--
Claro que nem tudo são flores. Alguns artigos contêm erros, enquanto outros são sabotados por pessoas mal-intencionadas ou que querem defender suas opiniões. Isso não quer dizer que as informações sejam menos confiáveis do que as de qualquer outro site ou até mesmo de enciclopédias tradicionais. Uma pesquisa feita pela conceituada revista Nature, no ano passado, constatou que o número de falhas nos textos sobre ciência era semelhante ao da Enciclopédia Britannica.O pessoal da Wikipédia sabe que pode haver problemas e pede, em uma área chamada "Avisos Gerais", para que qualquer pessoa confira os dados dos verbetes com outras fontes antes de usá-los. Mas a melhor saída para manter a qualidade e eliminar distorções está em você mesmo pôr a mão na massa. Bastam alguns segundos para fazer uma correção e publicá-la na internet ou para acrescentar um artigo inédito.
--
Colaborar é muito mais fácil do que parece à primeira vista.A versão em português da Wikipédia está no endereço http://pt.wikipedia.org e é editada por pessoas de todos os países que falam o idioma. Para mudar informações ou escrever novos textos na nossa língua, ninguém precisa criar uma contae fazer login. Na versão em inglês (http://en.wikipedia.org), contudo, o controle ficou mais rígido no ano passado após uma longa polêmica sobre um artigo redigido por um autor anônimo.O texto - que ficou na web durante 132 dias até ser removido - trazia informações falsas sobre o jornalista John Seigenthaler, ex-assessor de Robert Kennedy no início dos anos 60. Quem o encontrasse na Wikipédia leria que Seigenthaler tinha sido suspeito de envolvimento nos assassinatos do presidente Kennedy e de Robert, "apesar de nada jamais ter sido provado". Por conta dessa lambança, agora apenasusuários cadastrados podem criar artigos em inglês. As modificações continuam liberadas para todos.
--
SEM COMPLICAÇÃO
--
Fazer alterações na Wikipédia, aliás, é muito simples. Antes de começar, entretanto, vale a pena dar uma lida nos tutoriais, acessados por links na lateral direita da página inicial. Eles explicam os princípios que devem ser seguidos - como buscar sempre uma posição neutra ao escrever -, as proibições e as regras de etiqueta. Também têm áreas com respostas para as perguntas mais freqüentes feitas pelos usuários.Terminada a tarefa, é hora de aprender a mexerno conteúdo da enciclopédia. Primeiro, encontre um texto incompleto ou com algum erro. Pode ser algum que você já tenha lido e achado superficial ou problemático. Nesse caso, faça uma busca e clique nele. Existe também uma área com uma lista de verbetes que precisam de um "trato". Para acessá-la, entre em "Mudanças Recentes" na página principal e, depois, no link "Expandir".
--
Na parte de cima de qualquer artigo há uma série de botões com a aparência de separadores de um fichário. Basta clicar em "Editar" para que se abra uma nova tela com um painel, onde são feitasas modificações. Na primeira vez você pode se assustar com palavras cercadas por apóstrofos e colchetes. Relaxe. São comandos que marcam links, títulos e termos em negrito e itálico. Deixe-os como estão: se você apagá-los, mudará a formatação do texto.Depois de pesquisar muito sobre o artigo que deseja ampliar ou corrigir para não cometer equívocos, é só escrever. Em seguida, resuma o que foi modificado no campo "Sumário", que fica sob o painel de edição. Clique no botão "Mostrar previsão", situado um pouco mais abaixo, e confira para ver se está tudo certo. Pressione, então, "Salvar página". Pronto. A nova versão já está disponível para ser lida por qualquer pessoa no mundo inteiro.Criar um novo artigo também não tem muito segredo. Se você não conseguiu encontrar um verbete e deseja adicioná-lo, digite http://pt.wikipedia.org/wiki/ seguido do termo queservirá de título para o texto - por exemplo, Punk gótico, assim mesmo, com espaço entre as palavras. Daí, pressione "Editar" e repita os mesmos passos usados nas alterações. Outro jeito é entrar em "Mudanças recentes", na página inicial, e, depois, em "Pedidos". Ali está uma lista de artigos que ainda não foram escritos. Escolha um deles, pesquise sobre o tema e faça o texto. A outra maneira de criar um verbete é clicar sobre links em vermelho na enciclopédia - eles levam a páginas que ainda não existem. Não se preocupe em fazer uma primeira versão muito extensa. Lembre-se que milhares de voluntários vão reler e complementar o que escreveu. Com o tempo, você também pode voltar aos artigos que criou ou modificou e fazer novas emendas. É importante acompanhar as mexidas dos outros colaboradores. Para vê-las, abra o verbete e clique em "História". Para debatê-las,entre em "Discussão". Gostou de participar? Escreva mais artigos e continue a editar os já existentes. Você acaba de ser tornar um wikipedista."

--



Fonte: O Estado de São Paulo, 18 de janeiro de 2006.
--



Informação disponibilizada pelo colaborador

Dr. Murilo Bastos da Cunha

0 Comentários:

Arquivo

Categorias