segunda-feira, 7 de novembro de 2005

Primeiro Relatório Mundial da UNESCO: “Rumo às Sociedades do Conhecimento”




O surgimento das “sociedades do conhecimento” é a matéria do Relatório Mundial que foi lançado no dia 3 de Novembro, pelo Diretor-Geral Koichiro Matsuura numa conferência de imprensa na Sede da Organização com a presença do ex-Secretário-Geral da ONU e ex-Secretário-Geral da Organização Internacional da Francofonia, Boutros Boutros-Ghali. O trabalho é o primeiro de uma nova série de relatórios da UNESCO a serem publicados a cada dois anos, com foco em matérias presentes no cerne da missão da Organização, como diversidade cultural e desenvolvimento sustentável. Rumo às Sociedades do Conhecimento traça a distinção clara entre sociedades do conhecimento e a sociedade da informação.
--

Enquanto a última fundamenta-se nos avanços tecnológicos, as sociedades do conhecimento “abrangem uma maior dimensão social, ética e política”. O relatório concentra-se particularmente nos fundamentos sobre os quais as sociedades do conhecimento são construídas, optimizando o desenvolvimento humano sustentável.
--

O Relatório analisa a importância crescente do papel do conhecimento no crescimento económico e adianta que ele pode agir como mola mestra para impulsionar o desenvolvimento nos países do Sul. Ele também apresenta uma análise detalhada dos factores que impedem o acesso de muitos países às oportunidades oferecidas pelas tecnologias de informação e comunicação, especialmente o aumento do hiato digital e as restrições à liberdade de expressão.
--

Finalmente, o relatório traça diversas recomendações para melhorar a situação. O Relatório é publicado duas semanas antes da segunda fase da Cúpula Mundial sobre Sociedade da Informação, a ser realizada em Tunis de 16 a 18 de Novembro.
--
Autor: UNESCOPRESS
--
O relatório (em inglês) está disponível [AQUI]

0 Comentários:

Arquivo

Categorias