quarta-feira, 9 de novembro de 2005

Nova colaboradora: Wilmara Rodrigues Calderon




Bom dia,

A partir de hoje este blogue vai passar a contar com a colaboração de Wilmara Rodrigues Calderon. Esta possui graduação no Curso de Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (1992) e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003).

Actualmente é Professora Assistente da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área da Ciência da Informação, com ênfase em Organização de Arquivos, actuando principalmente nos seguintes temas: Ciência da Informação, Arquivologia, Arquivos Públicos, Comunicação e Instrumentos de pesquisa. Publicou 2 artigos em periódicos especializados e 5 trabalhos em anais de eventos. Possui 2 capítulos de livros publicados. Possui 14 itens de produção técnica. Entre 2000 e 2003 participou de 1 projecto de pesquisa. Actualmente coordena 1 projecto de pesquisa.
--
Artigo disponível na revista Ciência da Informação:

--

Wilmara Rodrigues Calderon, et. al.


Resumo:

--

Os estudos desenvolvidos no país acerca do processo de gestão documental/informacional demonstram a disposição teórica de diferentes especialistas em melhor compreender a questão documental. O projecto que está sendo desenvolvido por professores e alunos do curso de arquivologia da Universidade Estadual de Londrina tem a pretensão de contribuir de algum modo com essa discussão. Para isso, propõe estudar diferentes aspectos que envolvem a gestão documental/informacional em instituições e organizações no âmbito público. Para o desenvolvimento da pesquisa, elegeu-se a entrevista estruturada e a observação directa como técnicas para a colecta de dados visando à elaboração de um diagnóstico de arquivo. O desenvolvimento de um estudo dessa natureza traz experiências importantes para a equipe que busca o suporte da literatura especializada e faz reflexões a respeito da aplicabilidade dos conhecimentos obtidos em uma realidade concreta.”Palavras-chave: Gestão documental e informacional; Informação arquivística; Diagnóstico em arquivos."
--
Desde já agradeço a sua colaboração.
--
--
Com os melhores cumprimentos,

Paulo Sousa

0 Comentários:

Arquivo

Categorias