sábado, 22 de outubro de 2005

Évora: Biblioteca disponibiliza 40 mil livros para ler em casa




A Biblioteca Pública de Évora (BPE), criada há 200 anos, disponibiliza a partir da próxima semana 40 mil livros para empréstimo domiciliário. A comemorar este ano o seu bicentenário, a BPE lança a partir de 27 de Outubro o empréstimo domiciliário de 40 mil livros, de um acervo total de quase um milhão de obras.
--

A comemorar este ano o seu bicentenário, a BPE lança a partir de 27 de Outubro o empréstimo domiciliário de 40 mil livros, de um acervo total de quase um milhão de obras.
Os habitantes que se queiram associar, segundo explicou hoje o director da instituição, José António Calixto, podem fazê-lo desde que preencham as condições exigidas, nomeadamente que residam ou trabalhem no concelho.
"A inscrição é gratuita e é feita através do preenchimento de um formulário, acessível no sítio da BPE na Internet, que deve ser entregue na biblioteca, e a apresentação de um documento de identificação e outro comprovativo de morada", explicou.
--

José António Calixto esclareceu que os leitores podem levar para casa até um máximo de 13 livros por um período de 15 dias, podendo esse empréstimo ser também renovado.
"A inauguração do empréstimo domiciliário vai permitir que, finalmente, a população tenha acesso ao Depósito Legal e possa levar livros emprestados para casa, o que é hoje uma actividade básica de qualquer biblioteca", frisou.
Para o director da biblioteca, tutelada pelo Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, a entrada em funcionamento deste serviço permite dar cumprimento a uma ideia que, "há 200 anos atrás, já estava no pensamento de Frei Manuel do Cenáculo", fundador da BPE.
"Frei Manuel do Cenáculo não criou esta biblioteca apenas para guardar livros, mas sobretudo para dar livros a ler e para serem utilizados pelas pessoas", argumentou José António Calixto.
--

Quanto ao director-geral do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, Silvestre Lacerda, salientou que, desta forma, a BPE pode tornar-se "um espaço de usufruto e de reunião" e contribuir para "despertar a curiosidade das pessoas para a leitura".
"A nossa preocupação é que, daqui para a frente, este acervo para empréstimo domiciliário seja actualizado e renovado, para aproximar a biblioteca dos cidadãos e para que aquela entre pelas casas dentro com o seu bem mais precioso, os livros", frisou.
--

A BPE é beneficiária do Depósito Legal desde 1931, tendo os problemas de catalogação informática e de pessoal sido ultrapassados mediante um protocolo assinado este ano com a Câmara Municipal e a Fundação Calouste Gulbenkian.
Esse protocolo prevê também, a partir de dia 27, o acesso ao catálogo do acervo da instituição, através da Internet.
A BPE anunciou também hoje que, nos dias 27 e 28, promove a conferência "Bibliotecas para a vida: literacia, conhecimento, cidadania", no auditório da Universidade de Évora, em parceria com o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades.
--
Fonte:

0 Comentários:

Arquivo

Categorias