terça-feira, 18 de outubro de 2005

Para reflectir: A era da informação...




A informação tem vindo a revolucionar os elementos técnicos da sociedade a partir dos anos 60 do século XX. O objecto "Informação" deste novo paradigma, incubado no sector terciário, tem transformado a sociedade no que é hoje denominada "Sociedade da Informação". Qual o impacto das tecnologias da informação nesta nova fase da evolução social? O Homem social será transformado pela tecnologia ou, adaptar-se-á a esta? Estaremos a caminhar para uma existência dualista, com uma dupla personalidade, entre o contexto convencional e "social" e o novo mundo da "rede digital"?.
Qual o valor da informação? Sendo esta o epicentro desta mutação social que se está a operar e não pára, que se metamorfoseia inabalavelmente por entre todos os sectores da sociedade e não espera que o seu fenómeno seja estudado dentro de uma dimensão estática, mas sim, de uma forma interactiva e dinâmica.

Que pistas se podem desdenhar como trilhos possíveis às diversas transformações operadas ao objecto "informação" que está no centro de toda esta transmutação sociológica?

--
Eis algumas das questões que se colocam:
  • Quais as medidas a que se devem recorrer para atenuar a multiplicidade de assimetrias entre o individuo da era do "papel" e do "digital"?
  • Que soluções se podem apresentar actualmente para fazer face à dificuldade na recuperação, tratamento, preservação, difusão, etc. do "boom" informacional?
  • Estará o ser humano preparado para lidar com estas duas realidades: o "estado-social-físico" e o "estado-social-virtual"? Que implicações cognitivas, sociais, contextuais é que resultarão com o evoluir das transformações que se estão a operar?
  • Será possível estudar o comportamento social/informacional do individuo, para assim se prever qual o próximo passo na história do Homem?
  • Estará o profissional do Arquivo, da Biblioteca ou do Centro de Documentação preparado para fazer face às necessidades do utilizador comum, dentro deste novo contexto, operando este como um "expert" de uma disciplina aplicada da Ciência da Informação? Ou, será necessário formar profissionais multidisciplinares que respondam eficazmente a um qualquer pedido e num qualquer contexto informacional?
  • Qual o papel do profissional/cientista da informação?

Estas são algumas das questões colocadas, no entanto, muitas mais se podem expressar.
--


Reflicta um pouco e apresente a sua reflexão crítica ou comentário sobre este assunto, de grande importância para nós, quer sejamos profissionais da informação ou não. (Escreva nos comentários desta mensagem ou envie por e-mail, pois a mesma, será posteriormente apresentada neste blog.)

0 Comentários:

Arquivo

Categorias