quarta-feira, 12 de outubro de 2005

O Yahoo também vai digitalizar todos os livros de bibliotecas




O Yahoo também vai digitalizar todos os livros de bibliotecas seguindo o rasto do Google, o Yahoo anunciou sua digitalização do conteúdo de bibliotecas ao redor do mundo e publicação gratuita.
Mas no caso do Yahoo, o portal juntou forças com o Internet Archive, Adobe, HP, European Archive, Prelinger Archives, o National Archives do Reino Unido, a editora O'Reilly e as universidades da Califórnia e de Toronto para formar a Open Content Alliance (OCA). O grupo planeia digitalizar um vasto material, incluindo conteúdo impresso e multimédia histórico, cultural e tecnológico do acervo de bibliotecas, arquivos e editores'', de acordo com um comunicado da Open Content Alliance OCA.
Além de ser uma iniciativa solitária, o projecto Google Library tem outras diferenças. A empresa afirma que pode digitalizar obras protegidas por direito de autor, baseada na lei de Uso Justo que permite, por exemplo, o uso de trechos de livros em críticas literárias. O Authors Guild, grupo que representa 8 mil autores, discorda da visão e está a processar a empresa. A OCA, por sua vez, digitalizará conteúdo protegido por direito autoral apenas com a autorização do seu detentor.
A associação não centralizará as obras digitais no Yahoo, mas o portal terá prioridade na busca das obras. Não há certeza se o conteúdo do Google Library poderá ser acedido a partir de outros mecanismos de busca.
As universidades envolvidas na OCA fornecerão o conteúdo inicial. Adobe e HP entrarão com a tecnologia.
--
Fonte: Dow Jones Newswires

0 Comentários:

Arquivo

Categorias