terça-feira, 11 de outubro de 2005

CE quer sugestões para criação de biblioteca online europeia




A Comissão Europeia deu início a uma consulta pública a particulares, empresas e instituições sobre como criar uma biblioteca digital europeia semelhante à do Google. Bruxelas pretende colocar na rede 15 milhões de livros das bibliotecas das universidades do Michigan, Stanford, Harvard e Oxford, e da Biblioteca Pública de Nova Iorque.
--
Quem quiser contribuir tem até o dia 20 de Janeiro do próximo ano para responder a um questionário, que a Comissão terá em conta na altura de elaborar a sua Recomendação, a apresentar em Junho, na revisão das leis comunitárias sobre a propriedade intelectual.

A criação da biblioteca online foi um pedido dos líderes da Espanha, França, Alemanha, Itália e Hungria, que gostariam, desta forma de ver o património cultural e científico da UA acessível a todo o mundo. Até ao momento, 19 bibliotecas europeias mostraram interesse em integrar o projecto, que implica a digitalização do património comum do continente.

Bruxelas pretende levar a cabo simultaneamente três áreas de acção, desde a digitalização dos diferentes conteúdos, à acessibilidade da informação online, até à sua conservação. Os custos do projecto serão assumidos pelos estados membros, com uma ajuda da 36 milhões de euros da Comissão Europeia.

Outros 60 milhões de euros, do programa e-Content, criado para criar entre 2005 e 2008 melhores condições para um acesso mais amplo à Internet e facilitar a difusão de informação e conhecimentos em toda a União, deverão também ser investidos.
--
Fonte:

0 Comentários:

Arquivo

Categorias