segunda-feira, 26 de setembro de 2005

Investigadores americanos criam sistema que adivinha texto a partir do som do teclado




Através da espionagem acústica, é possível decifrar 96% de um texto escrito num teclado de computador. Investigadores da Universidade de Berkeley, EUA, desenvolveram um sistema que permite decifrar textos através dos sons produzidos no teclado pelo utilizador, noticia a News Scientist.
O sistema exige apenas um microfone e uma gravação dos sons que, posterioremente, são decifrados através de algoritmos criados pelos três investigadores.
Esta técnica permitiu decifrar, em 90% dos casos, passwords de cinco letras após 20 tentativas e, em 80% dos casos, passwords de 10 letras após 75 tentativas.
Os investigadores admitem que os “sons dos teclados” variam conforme os modelos e as pessoas que neles escrevem. No entanto, esta nova técnica recorre à estrutura da língua inglesa e a alguma inteligência artificial para alcançar os seus objectivos.
Esta não é primeira técnica que permite a conversão de sons do teclado para texto.
Em 2004, a IBM também desenvolveu um sistema similar com 80% de taxa de sucesso.
Segundo especialistas em segurança entrevistados pela revista News Scientist, estas técnicas de espionagem acústica representam uma nova ameaça para a segurança informática.
--
Fonte:

0 Comentários:

Arquivo

Categorias