segunda-feira, 12 de setembro de 2005

Erro de computador destrói registos




Quase um milhão de registos dos contribuintes ingleses foram acidentalmente apagados do sistema de impostos entre 1997 e 2000, tendo demorado quase três anos para o erro ser descoberto.

O problema consistia na falta de discernimento do programa ao limpar casos antigos da base de dados, limpando igualmente casos novos e activos do sistema. Isto resultou em cerca de 364 mil contribuintes que agora não podem ser identificados, aos quais é devido 82 milhões de libras. O “negócio” não foi nada mau, visto que apenas 22 mil contribuintes, os quais deviam 6 milhões de libras ao estado, também agora não podem ser identificados.

O problema já havia sido identificado no ano passado, mas só agora foram descobertos todos os pormenores do caso, em seguimento a uma investigação do comité das contas da Casa dos Comuns.

A disputa passa agora para a EDS, o fornecedor do sistema, sobre compensações por um desempenho insatisfatório do programa. O contrato com o novo fornecedor de soluções tecnológicas, Cap Gemini, impõe penalidades bastante mais severas para este tipo de problemas.

Arquivo

Categorias