quinta-feira, 25 de agosto de 2005

A realidade digital




Criar 44000 novos empregos no sector das Tecnologias da Informação e da Comunicação e duplicar a percentagem de trabalhadores que utilizam computadores ligados à Internet no emprego são 2 das metas definidas pela Iniciativa Ligar Portugal, lançada no passado mês de Julho.
O documento divulgado faz uma análise dos indicadores de referência na Europa e estabelece o diagnóstico da realidade nacional, no final de 2004:
- Baixa taxa de penetração da Internet;
- Fraca penetração dos computadores nos agregados familiares;
- Mercado nacional de telecomunicações pouco competitivo na oferta de banda larga;
- Utilização principal da Internet pelos cidadãos para usufruir de serviços básicos, como o correio electrónico;
- Comércio electrónico utilizado por uma minoria de cidadãos;
- Utilização pouco significativa da Internet, nas relações entre o cidadão e a Administração, para a generalidade dos serviços.
A partir deste cenário, com fragilidades que dificultam uma rápida mudança da situação, a Iniciativa estabelece um conjunto de metas e acções que visam mobilizar as pessoas e as organizações para o uso generalizado das Tecnologias da Informação e da Comunicação e para o desenvolvimento em Portugal da Sociedade da Informação e do Conhecimento até 2010.
Esta Iniciativa visa ainda responder aos desafios da recente iniciativa “i2010 Sociedade da Informação europeia para o crescimento e emprego” da Comissão Europeia e contribuir para o cumprimento da Estratégia de Lisboa.
--
Documento completo:

0 Comentários:

Arquivo

Categorias