quarta-feira, 22 de junho de 2005

Universidades Holandesas declaram o acesso a dados de investigação gratuitos para todos




Cientistas de todas as mais importantes Universidades Holandesas lançaram oficialmente um site, onde todo a sua produção científica pode ser encontrada e retirada, de um modo gratuito. Todos os interessados podem aceder a um total de 47000 documentos digitais, provenientes de 16 instituições da plataforma "Digital Academic Repositories". Os investigadores afirmam que nenhum outro país no mundo oferece um acesso tão fácil e imediato à investigação feita nas universidades, em formato digital.
A DAREnet (Digital and Academic Repositories) foi lançada há uma ano atrás, mas apenas para demonstrações. Esta plataforma reúne todo o material digital existente em repositórios locais, estado estes completamente acessíveis. Para além da bibliografia, estão também disponíveis ficheiros de vídeo e áudio.
Esta iniciativa, como seria de esperar, não está a ser bem recebida pelos editores comerciais de publicações, tais como a Elsevier Science. Está claramente a aumentar o descontentamento de várias universidades face aos elevados custos associados às publicações científicas e muitos argumentam que os resultados das investigações deveriam ser distribuídos gratuitamente, ou com custos consideravelmente mais baixos.
Na Hungria, o economista e filantropo George Soros está também a trabalhar num projecto que pretende disponibilizar acesso a artigos científicos e outra bibliografia, de forma gratuita e sem restrições.
--
Fonte:
Consultar:

0 Comentários:

Arquivo

Categorias