segunda-feira, 27 de junho de 2005

UIT disposta a reduzir a divisão digital entre países




Num esforço de promover a massificação da acessibilidade digital, a União Internacional das Telecomunicações (UIT) das Nações Unidas desenvolveu um projecto em parceria com empresas internacionais para reduzir a divisão digital entre países ricos e pobres.
O programa "Connect the World" envolve empresas internacionais como a Microsoft, Alcatel, Intel e Telecomunicações Sem Fronteiras e concentra-se na melhoria do acesso às tecnologias da informação e comunicação (TICs) de todas as populações info-excluídas, para quem um simples telefonema está muitas vezes fora de alcance.
As Nações Unidas acreditam que a acessibilidade às tecnologias nos países menos desenvolvidos pode ajudar a erradicar a pobreza e a construir democracias estáveis, pelo que o projecto foi concebido para incentivar projectos e parcerias de forma a reduzir a lacuna existente no acesso às novas tecnologias da informação entre economias ocidentais e agrárias num prazo de dez anos.
"É tempo de deixar de ver o acesso às TICs como um privilégio disponível para as populações e países ricos no mundo", disse Yoshio Utsumi presidente da UIT. "As TICs são infra-estruturas necessárias ao desenvolvimento social e económico tal como serviços de correios, bancos, centros médicos e escolas e é nisso que nos vamos concentrar", continuou.
De acordo com alguns números apontados pela UIT, as populações que vivem em países desenvolvidos desfrutam de um acesso ao serviço fixo de telefones móveis e à Internet bastante superior aos restantes países e possuem 13 vezes mais computadores do que 85 por cento dos povos desfavorecidos.
Os valores fornecem assim mais dados à discussão sobre a chamada divisão digital, ou a diferença que separa as pessoas que têm acesso às novas tecnologias da informação e aquelas que não o têm, mas tal como salientou Yoshio Utsumi "pessoas e parcerias têm de trabalhar para resolver um problema que afecta a todos".
--
Fonte:

0 Comentários:

Arquivo

Categorias