quinta-feira, 16 de junho de 2005

TI dinamizam procedimentos jurídicos




A Miranda, Correia, Amendoeira & Associados investiu em ferramentas de BI, de gestão documental e de gestão do conhecimento.
--
A sociedade de advogados Miranda, Correia, Amendoeira & Associados adoptou a tecnologia da Hummingbird para dinamizar as suas áreas de Business Intelligence (BI), de gestão documental e de gestão do conhecimento. Representadas em Portugal pela eChiron, estas soluções foram integradas com as ferramentas de pesquisa e conteúdos legais da Priberam, nomeadamente com o LegiX, que actualmente é a principal base de dados jurídica portuguesa, reunindo mais de meio milhão de documentos.
Estes dois parceiros consideram que esta é a «primeira solução de BI, de gestão documental e de gestão do conhecimento adaptada às especificidades da legislação portuguesa e às necessidades das sociedades de advogados nacionais».
De acordo com o presidente da eChiron, João Ribeiro da Costa, a área jurídica em Portugal «gere um volume de informação que justifica plenamente a existência de projectos deste género». O mesmo responsável considera que esta realidade não pode mais ser ignorada, sob pena de «se perder competitividade relativamente às sociedades de advogados estrangeiras».
A implementação das soluções Hummingbird, nomeadamente da Hummingbird BI (para a área de Business Intelligence), da Hummingbird DM (para a área de gestão documental) e da Hummingbird KM (para a área de gestão do conhecimento) prolongou-se durante três meses. Durante este período foram “costumizados” todos os formulários do escritório e implementadas novas funcionalidades para a criação de grupos de trabalho organizados por assunto, de modo a potenciar sinergias entre os vários colaboradores, bem como a formação on-site.
Por seu lado, o advogado e responsávelpela implementação da solução naMiranda, Correia, Amendoeira & Associados, João Traça, afirmou que antes de avançar com este projecto em Portugal analisou e visitou escritórios em vários países e, pelos resultados, concluiu que esta solução, desenvolvida pela eChiron e pela Priberam, «se encontra ao nível do melhor que se faz lá fora, o que prova que o trabalho está a ser conduzido pelos parceiros tecnológicos certos». O advogado afirmou ainda que os hábitos de trabalho assimilados durante anos não podiam ser menosprezados e que «era indispensável» que o sistema escolhido fosse ao encontro dos hábitos, das rotinas e das necessidades.
«Esta acabou por ser a escolha lógica por disponibilizar um sistema integrado, escalável e flexível, capaz de gerir e cruzar um sem número de documentos e informação provenientes de diferentes fontes e plataformas, de forma rápida, precisa e em tempo real», acrescentou o mesmo responsável.
Com as ferramentas Hummingbird qualquer colaborador da Miranda passa a poder aceder, através de uma simples busca, a toda a documentação relacionada com um assunto em particular, sem ter de perder tempo na consulta de múltiplos dossiers físicos espalhados pelos mais diversos arquivos bem como obter, através de uma simples pesquisa por palavra-chave, um número infinito de fontes de informação.João Traça garantiu que a Sociedade «é unânime em considerar que a implementação destas ferramentas veio, não só ajudar a prestar um serviço ainda mais consistente aos clientes, como também possibilitar a criação de outros até então inexistentes, como é o caso das extranets».
--
Fonte:

0 Comentários:

Arquivo

Categorias