sábado, 25 de junho de 2005

Rede tecnológica liga 150 bibliotecas públicas do país




Cento e cinquenta bibliotecas públicas vão estar inter-ligadas através da Internet para facilitar e acelerar o acesso gratuito às suas colecções, anunciou o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB).
--
O projecto, denominado Rede de Conhecimento das Bibliotecas Públicas, será apresentado quarta-feira na Torre do Tombo, em Lisboa, com a presença dos ministros da Cultura, Isabel Pires de Lima, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago.
De acordo com o IPLB, organismo responsável pela iniciativa, o projecto irá marcar o início do funcionamento em rede das bibliotecas públicas a partir de uma plataforma tecnológica comum, estimulando a troca de ideias, experiências e informações entre os decisores políticos, bibliotecários e o público utilizador.
Os principais objectivos da rede são a promoção do acesso público gratuito em banda larga (Internet mais rápida), a criação de serviços interactivos e novos canais de comunicação para estimular a leitura e captar novos utilizadores.
A infra-estrutura de acesso prevê a instalação de mais computadores em 150 bibliotecas e de um ponto de ligação à Internet através de rede fixa ou sem fios, permitindo ao publico usar computadores portáteis.
A rede disponibilizará igualmente serviços interactivos para facilitar a pesquisa de catálogos, a reserva e o empréstimo de documentos, bem como a troca de informação entre os utilizadores.
O projecto vai ainda disponibilizar uma plataforma tecnológica para a criação e a gestão de um catálogo colectivo virtual a nível nacional, e ferramentas de gestão para as bibliotecas, nomeadamente aquisições, empréstimos, periódicos, estatísticas de utilização e partilha de registos bibliográficos.
--
Fonte:

0 Comentários:

Arquivo

Categorias