quinta-feira, 30 de junho de 2011

Evento: A Medicina na era da informação


0 Comentários

O Colóquio Internacional MEDINFOR II vai ter lugar na Universidade do Porto de 21 a 23 de Novembro de 2011.
O MEDINFOR II, tal como o anterior, tem por objectivo central o exercício da interdisciplinaridade envolvendo a Ciência da Informação, a Medicina e outras áreas da saúde e da cultura. A apresentação de trabalhos académicos ou de âmbito mais profissional, num espaço de debate e de troca de ideias, permite pôr em confronto perspectivas diversas e estreitar laços entre profissionais das áreas da saúde, da informação e da cultura, não apenas de Portugal e do Brasil, mas de todas as partes e latitudes.

Os temas em destaque serão os seguintes:

1. Gestão de informação nos sistemas de saúde

2. Do laboratório à sociedade: a info-comunicação científica

3. Do teatro anatómico às plataformas digitais

4. Arquivos, bibliotecas, museus e acervos documentais de instituições da saúde e de médicos: preservação da memória.

A organização convida os interessados a remeter, até 20 de Julho, os resumos de comunicações a apresentar no colóquio.

A informação sobre o MEDINFOR II está disponível no seguinte endereço:

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Programa do Governo português para a Cultura


1 Comentários

Sector do livro, da leitura e da política da Língua

O Governo assume o compromisso de completar a Rede Nacional de Bibliotecas iniciada em 1986, no X Governo Constitucional, dotando-a dos instrumentos adequados ao cumprimento dos contratos-programa estabelecidos ou a estabelecer com as Autarquias.

Retomar-se-á a Rede do Conhecimento, interrompida em 2005, alicerçando-se nas infra-estruturas das bibliotecas municipais uma vasta partilha de recursos e de meios tecnológicos potenciadora da divulgação e acesso ao livro e à leitura.

A fim de valorizar o papel da Cultura portuguesa no Mundo o Governo irá sistematizar o programa de tradução de literatura portuguesa no estrangeiro, com o objectivo alargá-lo a todos os países da União Europeia no prazo da legislatura, com apoio do MNE/Instituto Camões e a participação dos grupos editoriais de referência.

Com o mesmo objectivo será retomado o circuito de feiras do livro nos PALOPs e Timor.

O Governo continuará a apoiar o Plano Nacional de Leitura, reavaliando a sua função e a natureza do seu trabalho, bem como a sua ligação às bibliotecas escolares.

O Governo acompanhará a adopção do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa garantindo que a sua crescente universalização constitua uma oportunidade para colocar a Língua no centro da agenda política, tanto interna como externamente.

Nesse sentido, irá apoiar o reforço do papel do Português como língua de comunicação internacional junto das instâncias internacionais e em profunda concertação com os restantes países da CPLP, relembrando que, mais do que criar novas entidades de promoção da Língua, interessa potenciar aquelas que já existem, sejam elas de carácter associativo, académico ou político; nessa medida, reavaliará a execução e gestão do Fundo da Língua Portuguesa.

O Governo apoiará a digitalização de fontes e de conteúdos de natureza literária e científica em Língua Portuguesa, continuando a promover, através da Biblioteca Nacional, a classificação, conservação e divulgação do espólio dos grandes criadores da Língua Portuguesa.

O Governo criará, em colaboração com entidades públicas e privadas, um conjunto o mais alargado possível de bibliotecas da Língua e da Cultura Portuguesa a distribuir pelos países e comunidades onde se fala a nossa Língua.

Leia na integra o tema da Cultura no Programa do XIX Governo Constitucional.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Jorge Couto deixa a Biblioteca Nacional no final do mês


0 Comentários

Fonte: Público. Data: 25/06/2011.

URL: http://www.publico.pt/Cultura/jorge-couto-deixa-a-biblioteca-nacional-no-final-do-mes_1500182

O director da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), Jorge Couto, cessa funções por decisão própria a partir de 30 de Junho, disse fonte do seu gabinete.

O historiador Jorge Couto estava à frente dos destinos da BNP desde 29 de Outubro de 2005, e desde 2 de Dezembro do ano passado exercia em regime de acumulação, não remunerado, as funções de director-geral do Livro e das Bibliotecas.

A junção da BNP com a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas estava em preparação no anterior Governo, liderado por José Sócrates, mas não foi publicada a respectiva lei orgânica pelo que os dois organismos mantinham autonomia.

Como director da BNP, Jorge Couto, iniciou as obras de alargamento do edifício, no Campo Grande, em Lisboa, que incluía a dotação de um cofre-forte segundo as mais sofisticadas regras de segurança, cuja conclusão está prevista para Setembro próximo.

O historiador natural dos Açores deve regressar à vida académica. Jorge Couto é professor na Faculdade de Letras de Lisboa e investigador do respectivo Centro de História. É autor de numerosos livros, artigos, introduções e prefácios publicados tanto em Portugal como no Brasil, Espanha, França, Estados Unidos, China e Japão, tendo algumas obras suas sido traduzidas para inglês, espanhol, francês e japonês.

Foi presidente do Instituto Camões de 1998 até 2002. É membro da Academia Portuguesa da História e Sócio Correspondente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (Brasil). Entre as suas obras refira-se “A Construção do Brasil” e a coordenação e direcção de “O Rio de Janeiro – Capital do Império Português (1808-1821)”.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Livro é devolvido depois de 122 anos!


1 Comentários

Fonte: Daily Telegraph. Data: 22/06/2011.

URL: www.telegraph.co.uk/news/worldnews/australiaandthepacific/australia/8591006/Overdue-Charles-Darwin-book-returned-to-library-122-years-late.html

Notícias sobre livros devolvidos à biblioteca com enormes atrasos é comum aparecer nas revistas de Biblioteconomia e também na imprensa em geral. Agora o jornal britânico Telegraph, em sua edição de 22 de junho de 2011, divulgou que um exemplar da obra de Charles Darwin, intitulada “Insectivorous Plants”, foi devolvido depois de 122 anos!

Isto aconteceu na Biblioteca Camden, em Sydney (Austrália). O valor da multa foi calculado em 35.000 dólares australianos (cerca de 23 mil libras esterlinas)!

Segundo a reportagem, um carimbo mostrou que a obra foi emprestada em 30 de janeiro de 1889.

Salvo engano, este livro deve entrar para o Guiness Livros dos Recordes como a obra que mais tempo levou para ser devolvida à biblioteca!

Murilo Cunha

Evento: Seminário Nacional de Bibliotecas Braille


0 Comentários

O VII Seminário Nacional de Bibliotecas Braille (SENABRAILLE) será realizado de 27 a 30 de novembro de 2011, em Campinas, no Centro de Convenções da UNICAMP, e terá como tema central: Bibliotecas: espaços acessíveis a múltiplos usuários.

Será organizado pela Unicamp – Coordenação Geral da Universidade (CGU) e Sistema de Bibliotecas (SBU) – e pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB).

O evento tem por objetivo discutir diversas temáticas, como políticas públicas, empregabilidade, tecnologias assistivas, artes e, principalmente, permitir o compartilhamento de experiências entre pessoas dispostas a redesenhar novos conceitos para a Biblioteca ao defini-la com uma organização acessível a múltiplos leitores, oferecendo uma oportunidade para debater, discutir e unir esforços para a construção de um ambiente mais acessível.

Maiores informações no URL: www.sbu.unicamp.br/senabraille/

sábado, 18 de junho de 2011

Repositório de literatura cinzenta


0 Comentários

URL: www.opengrey.eu/

Foi lançado o Repositório Open Grey, sucessor do OpenSigle, que foi uma iniciativa do INIST-CNRS da França para transferir o conteúdo de um banco de dados comercial para um ambiente em acesso aberto. O repositório inclui os resultados de 25 anos de recolhimento e indexação da literatura cinzenta pelos parceiros europeus. Desde 2008, os preprints das conferencias sobre literatura cinzenta estão sendo incluídos no Open Grey fornecendo o texto completo dos resultados das pesquisas feitas no campo da ciência da informação.

Maiores detalhes no endereço:

GreyNet International

Grey Literature Network Service

Javastraat 194-HS

1095 CP Amsterdam Netherlands

sexta-feira, 17 de junho de 2011

É hoje


0 Comentários

Hoje, pelas 22.00h, na Biblioteca Municipal de Valença é apresentado o livro "Astronomia Num Minuto". Será feita uma apresentação da obra pelos autores e de seguida uma sessão de perguntas e respostas sobre os temas mais actuais relacionados com a astronomia.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Nova revista: “InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação”


0 Comentários

URL: http://revistas.ffclrp.usp.br/incid/index

É uma revista semestral da Universidade de São Paulo-Ribeirão que se dedica à divulgação especializada na área informacional, publicando principalmente pesquisas originais, como também documentos especiais, traduções e resenhas.

O sumário do primeiro número inclui:

Artigos:

• A potência do não percebido: Hegel, Dewey e seu lugar na corrente

principal do pensamento classificatório. Hope A. Olson.

• Espinoza e a linguagem. Olga Pombo.

• Movimentos de Espinosa e(m) Pêcheux. Denise Viuniski da Nova Cruz, Lucilia Maria Sousa Romão.

• Entre a Retórica e a Filologia: do pragmatismo ao humanismo na epistemologia da Ciência da Informação. Gustavo Silva Saldanha.

• BIBLON: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças. Cássia Cordeiro Furtado, Lidia Oliveira.

• Rede de tags para recuperação da informação no contexto da Representação Iterativa. José Eduardo Santarem Segundo, Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti.

• Análise bibliométrica e cientométrica: desafios para especialistas que. atuam no campo. Márcia Regina da Silva, Carlos Roberto Massao Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi.

• Imagem da biblioteca pública na Sociedade da Informação. Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Emir Jose Suaiden.

• Evolução ontológica das linguagens documentárias. Relato de uma experiência de curso organizado conjuntamente para o DT/SIBI-USP e o PPGCI/ECA. José Antonio Moreiro González.

• Os sistemas de organização do conhecimento pelas perspectivas das normas internacionais de construção no mundo contemporâneo informacional. Vera Regina Casari Boccato.

• Apropriações sociais da tecnologia: ética e netiqueta no universo da infocomunicação. Ana Carolina Silva Biscalchin, Marco Antonio de Almeida.

• Ações de informação e práticas documentárias como políticas difusas de memória. Geni Chaves Fernandes.

Relato de Experiência:

• Relato de viagem a dois arquivos portugueses e exposição francesa de ciência e história. Silvia Maria do Espirito Santo.

Entrevista:

• Entrevista (bilingue: inglês/português) Michael Buckland.

Resenha:

• A organização e as políticas do conhecimento ao longo do tempo: desbravando a Amazônia. Giulia Crippa.

Portal de Periódicos terá versão para smartphones e tablets


0 Comentários

Fonte: Assessoria de Imprensa da Capes, em 13/06/11

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Brasil, está desenvolvendo, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Brasil, uma versão de fácil acesso ao Portal de Periódicos para aparelhos smartphones e tablets com browser compatível com o webkit como o iPhone, Android, Palm OS e Nokia S60. Para testar em PCs, use o Chrome ou o Safari.

A versão disponível a partir do endereço http://www.periodicos.capes.gov.br/mobile ainda está em fase de testes, mas os usuários que quiserem contribuir com sugestões podem encaminhar suas observações para periodicos@capes.gov.br.

O diretor de Programas e Bolsas no País, Emídio Cantídio, e o diretor de Avaliação, Livio Amaral, participaram no último dia 31 de uma reunião para elaboração da nova ferramenta e diversas sugestões foram dadas para a melhoria da versão de teste. A equipe do Projeto de Atualização Funcional e Tecnológica do Portal de Periódicos da Capes já está providenciando as alterações solicitadas e adquirindo novos equipamentos para o desenvolvimento desta versão.

Acompanhe o site Portal de Periódicos para mais atualizações.

Portal de Periódicos

Lançado em novembro de 2000, o Portal de Periódicos da Capes é considerado uma biblioteca virtual que reúne conteúdo científico de alto nível, disponível à comunidade acadêmico-científica brasileira. Em dez anos, o acervo do Portal passou de 1.882 títulos de periódicos com texto completo, para 26.372 títulos. O número de instituições usuários foi multiplicado por quatro, passando de 72 instituições para 311, em 2010. Em 2010, foram contabilizados 67.392.805 acessos.

terça-feira, 14 de junho de 2011

O verdadeiro fim das bibliotecas como as conhecemos?


0 Comentários

Um país sem Bibliotecas é este o título da notícia do jornal espanhol Público. Reino Unido, Estados Unidos... leiam e verifiquem como o cerco às Bibliotecas está a fechar.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

E-books além dos EUA


0 Comentários

Fonte: Folha de S. Paulo. Data: 11/06/2011.

Autora: Josélia Aguiar.

Até agora, os Estados Unidos lideraram a expansão da indústria do livro digital. As vendas nas redes americanas já representam 8% do mercado, e a expectativa é que continuem a crescer. Países que apresentavam ritmo mais lento, porém, começam já a aumentar o ritmo, informa a coluna Painel das Letras. A indústria do livro alemã anunciou que espera vender 6,6% de e-books ainda neste ano. No Japão, a aquisição de aparelhos móveis já ultrapassou o de computadores. O resultado? O aumento da procura por e-books, cujas vendas superaram os U$ 700 milhões em 2010.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Novo número da Prisma.Com: Edição n.º 14 2010 (Especial Videojogos2010)‏


0 Comentários

Já se encontra online o n.º 14 2010 (Especial Videojogos2010) da Revista de Ciência da Informação e da Comunicação do CETAC.Media – Prisma.Com.

Este número especial da Revista Prisma agrega os melhores trabalhos apresentados na Videojogos 2010 – 3ª Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos. O evento foi organizado pelo Instituto Superior Técnico e o INESC-ID, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos, e realizou-se nos dias 15, 16 e 17 de Setembro de 2010 no campus do Taguspark do Instituto Superior Técnico em Porto Salvo.

A Videojogos 2010 conseguiu juntar a comunidade académica ligada aos Videojogos e contou, pela primeira vez, com uma participação relevante da parte da Indústria, incluindo uma sessão de comunicações em que participaram empresas como a EA, a Miniclip, a RTS, a PDM&FC e a Biodroid. Neste período conturbado que vive Portugal é nas industrias inovadoras como a industria de Jogos que reside a solução para o futuro, e essa industria tenderá a ser mais inovadora quanto mais se reforçarem as ligações entre esta e uma academia aberta ao mundo e interessada em transferência de competências para a sociedade…

Para mais informação consulte o editorial desta edição.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Sou nativa digital e quero isto agora!


0 Comentários

Vídeo no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=7_zzPBbXjWs

Abbey é uma menina de três anos e é nativa digital. O vídeo mostra o que ela quer da sua biblioteca. O vídeo foi divulgado na Austrália durante a 15ª Conferência Bienal da Victorian Association for Library Automation [URL: www.vala.org.au], realizada em 2010, na cidade de Melbourne.

terça-feira, 7 de junho de 2011

França proíbe uso de Facebook e Twitter nos média


0 Comentários

O Conselho Superior de Audiovisual da França publicou um decreto que proíbe os apresentadores de rádio ou televisão de mencionar os nomes das redes sociais Facebook e Twitter nas suas transmissões.  
 
A decisão está a gerar polémica nas redes sociais. Segundo a porta-voz do Conselho Superior de Audiovisual (CSA), Christine Kelly, a lei serve apenas para impedir que algumas redes sociais sejam apresentadas como preferenciais pelos meios de comunicação franceses.

"Se permitirmos que o Facebook e o Twitter sejam citados no ar, vamos abrir uma caixa de Pandora. Outras redes sociais vão reclamar e perguntar: por que não nós?", justifica Christine Kelly, citada pelo jornal brasileiro "O Globo".

O pivô do telejornal "20 Heures", David Pujadas, foi proibido de dizer qualquer tipo de comentário que convide os telespectadores a acompanhar o canal de TV nas redes sociais Facebook e Twitter, tendo assim que se referir aos sites de outra forma, o que exigirá bastante criatividade.

Especula-se ainda que a medida possa ter razões nacionalistas. O Facebook e o Twitter são empresas norte-americanas que representam símbolos do império dos EUA, assim como a Apple, McDonald's ou Coca-Cola, noticia "O Globo".

Fonte: JN

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Livros cientificos gratuitos


0 Comentários

URL: www.nap.edu

Data: 06/06/2011.
A National Academies Press (NAP), editora das Academias Nacionais de Ciência dos Estados Unidos (National Academy of Sciences, National Academy of Engineering, Institute of Medicine e National Research Council) passou a oferecer seu catálogo completo, com mais de quatro mil títulos, para ser baixado e lido de graça pela internet. A NAP publica mais de 200 livros por ano nas mais diversas áreas do conhecimento, com destaque para publicações em política científica e tecnológica.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Quantidade de dados na internet deverá quadruplicar até 2015


0 Comentários

Fonte: Correio Braziliense. Data: 02/06/2011.

Autor: Fernando Braga.



A quantidade total de tráfego que circula pela internet deverá quadruplicar até 2015 e atingir 966 exabytes (um exabyte equivale a um bilhão de gigabytes) por ano. Os dados foram divulgados pela empresa Cisco em um estudo que também prevê que nos próximos quatro anos aproximadamente 15bilhões de dispositivos estarão conectados à rede.

De acordo com a Cisco, o crescimento do tráfego IP global é impulsionado por quatros fatores. O primeiro deles é a proliferação de aparelhos que possibilitam a conexão à web como tablets, celulares, TVs e notebooks. Além disso, o aumento de usuários, da velocidade da banda larga e da quantidade de vídeos que circulam na internet são apontados como fatores que estimulam o tráfego on-line.

O estudo projeta que o tráfego global de vídeos avançados, incluindo TVs tridimensionais (3-D) e de alta definição (HDTV), aumente 14 vezes entre 2010 e 2015. Também prevê que a transmissão de dados por conexões móveis aumentará 26 vezes de 2010 até 2015, atingindo 6,3 exabytes por mês (ou 75 exabytes por ano).

EBSCO compra a H. W. Wilson


0 Comentários

Fonte: Library Journal. Data: 2.07/2011.

URL da Wilson: http://http://www.hwwilson.com/

URL da EBSCO: http://http://www.ebscohost.com/

A EBSCO adquiriu a venerável empresa H. W. Wilson que publica inúmeras bibliografias correntes (ver lista abaixo) dos mais diversos assuntos. Todas as publicações da Wilson estarão disponíveis no banco de dados da EBSCO.

Os produtos informacionais da Wilson são conhecidos pela sua qualidade de indexação. O seu thesaurus e o arquivo de autoridades são considerados como os melhores de sua espécie.

Abaixo estão as principais publicações secundárias publicadas pela Wilson:

Applied Science & Technology Index

Art Index

Avery Index to Architectural Periodicals

Bibliographic Index Plus

Biological & Agricultural Index Plus

Book Review Digest Plus

Wilson Business Abstracts

Business Periodicals Index

Children's Core Collection

Current Biography Illustrated

Current Issues: Environment; Health; Reference

Education Index

ERIC: Education Resources Information Center

Essay and General Literature Index

General Science Abstracts

Humanities Index

Index to Legal Periodicals & Books

Library Literature & Information Science Index

Play Index

Readers' Guide to Periodical Literature

Short Story Index

Social Sciences Index

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Diferenças entre AACR2 e RDA: exemplos


0 Comentários

Apresentação do Prof. Fernando Modesto, Professor de Biblioteconomia na Universidade de São Paulo (USP), Brasil, tratando sobre as diferenças práticas entre o AACR2 e o RDA. Bastante esclarecedor.


Arquivo

Categorias