--
Consulte: Espaço Internet da Casa de Sarmento
Blogue sobre a Informação! Desde a definição, pesquisa, recuperação, armazenamento, gestão, acesso, divulgação, preservação e uso da informação. Em qualquer suporte ou sistema de informação! Colabore neste espaço de partilha (e) de informação!
--
Consulte: Espaço Internet da Casa de Sarmento
A minha inscrição neste Programa de Desenvolvimento de Carreira se deu de uma forma inesperada. Ao fazer uma pesquisa no site da IFLA, encontrei a informação sobre o treinamento, e no site da OCLC estavam todos os requisitos e critérios de elegibilidade.
Após uma longa pesquisa sobre a realidade da biblioteconomia no Brasil, desde a formação acadêmica até os serviços oferecidos nas bibliotecas, percebi que uma das grandes necessidades seria o aprimoramento no que diz respeito à implantação e gerenciamento de conteúdo digital, e o bibliotecário como agente fundamental no processo de criação desses acervos. Então minha carta baseou-se nessa perspectiva.
Este programa visa um desenvolvimento de carreira e educação continuada para profissionais de bibliotecas em países em desenvolvimento.
Cinco pessoas de todas as inscritas do mundo são selecionadas para ir à Dublin, no Estado de Ohio, para um treinamento intensivo de 4 semanas, com programas de workshops, seminários e visitas, com todas as despesas pagas.
Os assuntos abordados incluem tecnologia da informação (TI) e seus impactos nas bibliotecas, gerenciamento de conteúdo digital, operação e gerenciamento de unidades de informação e cooperação global. Durante o treinamento aos Estados Unidos, os participantes visitarão Bibliotecas mais renomadas e centros culturais de instituições importantíssimas em vários estados americanos, como a Biblioteca do Congresso Americano, A Biblioteca Central de Columbus, A Biblioteca Pública de Chicago, A Biblioteca da Universidade do Estado de Ohio, A Biblioteca da Universidade de Illinois, a Biblioteca Universitária de Columbus e muitas outras. Os participantes irão transferir esse aprendizado e experiência para o seu contínuo crescimento profissional, além de contribuir com as suas Instituições em que trabalham e com o seu país.
O treinamento será realizado no mês de Maio de 2006. Tive a felicidade de, em cinco anos de existência do programa, ser a primeira Brasileira e a segunda Latino-Americana a participar. Os outros quatro participantes da turma de 2006 são dos seguintes países: Trinidad & Tobago, Moldova, Quênia e Indonésia.
Obrigada por essa oportunidade de divulgar uma grande conquista, que outros profissionais possam também investir nos seus sonhos, pois eles podem se tornar realidade.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site da OCLC:
http://www.oclc.org/education/earlycareer/
Um forte abraço,
Janete Estevão
São José dos Pinhais - Paraná
"Periódico criado desde 1991, tem publicação semestral (jan./jun. e jul./dez.) e abrange as áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia e afins. Está disponível no Portal da CAPES, INFOBILA, LISA, CLASE e LATINDEX. As secções que relaciona são: artigos de revisão, comunicação de trabalhos/pesquisas em andamento, memórias científicas originais, pontos de vista/notas/comentários, relatos de experiência, relatos de pesquisa, resenhas e resumos de dissertações (restringem-se aos resumos das dissertações defendidas tão-somente no âmbito do Curso de Mestrado em Ciência da Informação/UFPB."
Alguns dos documentos disponibilizados:
--
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO PARTE DO PROCESSO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA ORGANIZACIONAL
Marta Lígia Pomim Valentim, João Vitor Vieira Gelinski
--
Mariângela S. L. Fujita
--
IDENTIDADE CULTURAL DE HELIÓPOLIS: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA
Elisa Campos Machado
--
--
Aceda ao índice em: Informação & Sociedade: Estudos
--
Fonte: Portal de Referência da Universidade Federal Fluminense, Brasil
O "Library Trends", v. 54, n. 2, 2005, lançou um número especial sobre o tema "Acesso e uso pelas crianças dos recursos digitais", com os seguintes artigos:
Children's access and use of digital resources - Introduction / Allison Druin.//In: Library Trends. - ISSN 0024-2594. - 54(2005)2; p. 173-177.
The information-seeking behavior of youth in the digital environment / Eliza T. Dresang.//In: Library Trends. - ISSN 0024-2594. - 54(2005)2; p. 178-196.
Children's information seeking and the design of digital interfaces in the affective paradigm / Dania Bilal.//In: Library Trends. - ISSN 0024-2594. - 54(2005)2; p. 197-208.
Teens are from Neptune, librarians are from Pluto: An analysis of online reference transactions / Virginia A. Walter, Cindy Mediavilla.//In: Library Trends. - ISSN 0024-2594. - 54(2005)2; p. 209-227.
Just curious: Children's use of digital reference for unimposed queries and its importance in informal education / Joanne Silverstein.//In: Library Trends. - ISSN 0024-2594. - 54(2005)2; p. 228-244.
Initial findings from a three-year international case study exploring children's responses to literature in a digital library / Sheri Massey, Ann Carlson Weeks, Allison Druin.//In: Library Trends. - ISSN 0024-2594. - 54(2005)2; p. 245-265.
Educational inquiry and creativity: Developing digital resources in Ireland's information age town / Claire R. McInerney.//In: Library Trends. - ISSN 0024-2594. - 54(2005)2; p. 266-285.
Developmentally appropriate digital environments for young children / Linda Z. Cooper.//In: Library Trends. - ISSN 0024-2594. - 54(2005)2; p. 286-302.
Creating metadata for children's resources: Issues, research, and current developments / June Abbas.//In: Library Trends. - ISSN 0024-2594. - 54(2005)2; p. 303-317.
Interface design, web portals, and children / Andrew Large, Jamshid Beheshti.//In: Library Trends. - ISSN 0024-2594. - 54(2005)2; p. 318-342.
A ExtraLibris é uma associação que converge iniciativas com foco na divulgação e produção de conhecimento em Biblioteconomia e áreas afins, determinada a estimular os estudos, a pesquisa, o debate e o desenvolvimento crítico dos leitores.
--Já em funcionamento, a Biblioteca Europeia conta com cerca de um milhão de items digitalizados e milhões de referências catalogadas recolhidas junto de 25 mil utilizadores, no entanto, os especialistas têm ainda muita herança cultural para disponibilizar ao grande público. O ano de 2006 vai ser essencial para o sucesso da Biblioteca Europeia e os investigadores garantem que este é o ano da expansão, sendo que mais 9 bibliotecas se juntarão à rede da Biblioteca Europeia.
«A ideia chave por detrás da Biblioteca Europeia é tornar mais fácil às bibliotecas participarem. A tecnologia é muito eficiente – utiliza aquilo que uma biblioteca já detém, isso significa que existem poucas barreiras à entrada», explica Jill Cousins, responsável pelo Departamento das Bibliotecas da Europa.
Actualmente, a Biblioteca Europeia tem acesso a 80% do material digitalizado, no entanto, os investigadores referem que existe ainda muita informação por ‘trabalhar’ para poder vir a ser partilhada através da Internet. Para além do desenvolvimento de tecnologia para disponibilizar a informação em vários formatos (áudio, vídeo, texto e imagem) uma das principais áreas de investigação deste grande projecto é a preservação dos acervos europeus.
--
Fonte: APEL
Libraries have warned that the rise of digital publishing may make it harder or even impossible to access items in their collections in the future.
--
Fonte: NESI