quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

Herança cultural europeia na Era digital




Biblioteca Digital Europeia já está finalizada e vai expandir-se em 2006, disponibilizando acesso on-line a um milhão de items digitalizados e milhões de referências catalogadas. Mas existem ainda barreiras tecnológicas que a investigação tenta ultrapassar.
--

Já em funcionamento, a Biblioteca Europeia conta com cerca de um milhão de items digitalizados e milhões de referências catalogadas recolhidas junto de 25 mil utilizadores, no entanto, os especialistas têm ainda muita herança cultural para disponibilizar ao grande público. O ano de 2006 vai ser essencial para o sucesso da Biblioteca Europeia e os investigadores garantem que este é o ano da expansão, sendo que mais 9 bibliotecas se juntarão à rede da Biblioteca Europeia.

«A ideia chave por detrás da Biblioteca Europeia é tornar mais fácil às bibliotecas participarem. A tecnologia é muito eficiente – utiliza aquilo que uma biblioteca já detém, isso significa que existem poucas barreiras à entrada», explica Jill Cousins, responsável pelo Departamento das Bibliotecas da Europa.

Actualmente, a Biblioteca Europeia tem acesso a 80% do material digitalizado, no entanto, os investigadores referem que existe ainda muita informação por ‘trabalhar’ para poder vir a ser partilhada através da Internet. Para além do desenvolvimento de tecnologia para disponibilizar a informação em vários formatos (áudio, vídeo, texto e imagem) uma das principais áreas de investigação deste grande projecto é a preservação dos acervos europeus.

--

Fonte:
TV Ciência On-line

0 Comentários:

Arquivo

Categorias