quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

SOS Biblioteca Municipal de São Paulo




SOS BIBLIOTECA
Fonte: Editorial da Folha de S. Paulo.
Data: 16/02/2006.
Num de seus livros de memórias, o escritor Pedro Nava (1903-1984) imagina, na porta das bibliotecas brasileiras, alto-falantes a anunciar: "Entrem para ler". Caricatura da falta de estímulo à leitura no Brasil, o raciocínio de Nava remete à situação da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.
Entre livros, jornais, postais, revistas e moedas, a instituição detém um acervo de mais de 3 milhões de itens -o segundo maior do país, atrás apenas da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Mas seu estado de conservação requer cuidado urgente.
Como mostrou reportagem publicada anteontem nesta Folha, na biblioteca, que tem servido de abrigo a sem-teto do centro da cidade, apenas 20% do acervo se encontra catalogado eletronicamente -o restante consta ainda de fichas escritas à mão. E o corpo de bibliotecários, que em 1992 era de 66 profissionais, foi reduzido para 25.
No segundo semestre, o prédio da biblioteca deve passar por uma reforma. Cerca de R$ 12 milhões serão investidos no conserto de infiltrações, na derrubada das grades em torno da edificação, na reorganização espacial dos livros e periódicos. Continua sem previsão, contudo, a modernização do acervo e das condições para consulta e empréstimo de livros. É urgente que o poder público e setores da iniciativa privada canalizem investimentos nesse setor, sob pena de condenar ao sucateamento uma das principais referências em pesquisa na cidade.
Uma idéia interessante seria determinar que todos os livros editados em São Paulo tivessem ao menos um exemplar depositado na biblioteca. Outro, mais básico, seria a criação de um setor de doações que pudesse receber e selecionar obras de acervos particulares. Isso sem mencionar a catalogação eletrônica dos livros e a ampliação do corpo técnico.
São medidas pouco dispendiosas, que dependem mais de iniciativa e de uma política cultural focada que de investimentos de vulto.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias