quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Investigadores querem criar arquivo de Web portuguesa


1 Comentários

Um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências de Lisboa defende a necessidade de criar um arquivo das páginas Web portuguesas, feito por uma instituição dedicada e com funcionários permanentes.(Ler aqui)

quarta-feira, 29 de novembro de 2006

A Biblioteca Municipal de Espinho vai comemorar o DIA INTERNATIONAL DO DEFICIENTE


1 Comentários

Dia 3 de Dezembro (Domingo) - às 15h30, com o COLÓQUIO BIBLIOTECA PARA TODOS e o início de um novo serviço de Internet para Defecientes Motores, Invisuais e Ambliopedes.

O Programa do COLÓQUIO BIBLIOTECAS PARA TODOS conta com a participação de:

- Drª Susana Gonçalves - da Biblioteca Municipal de Matosinhos - Cooperar para Integrar - Grupo de Trabalho dos Públicos com Necessidades Especiais -Deficientes Visuais (anexo comunicação)

- Drª Susana Vale - da Biblioteca Municipal de Gaia -Apresentação dos Serviços Especiais/ Biblioteca Sonora de Gaia

- Drª Mónica Martins - Centro de Reabilitação Profissional de Gaia - irá falar das Acessibilidades dos Deficientes e o Mercado de Trabalho

- Drª Ana Bacelo - Lic Psicologia - irá falar das acessibilidades na Cidade de Espinho e os deficientes

- Jorge Cunha - Téc. Adj BD Biblioteca de Espinho - irá falar das acessibilidades à Biblioteca Municipal e novos serviços.

- Drª Rosa Couto - irá falar dos 30 anos da CERCIESPINHO e o seu papel com os Deficientes
Estará patente, igualmente, durante todo o mês de Dezembro, uma EXPOSIÇÃO SOBRE AS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS DA ÀREA METROPOLITANA DO PORTO.

--



Informação disponibilizada pela Drª Isabel Sousa

terça-feira, 28 de novembro de 2006

Transição digital reduz número de bibliotecários


0 Comentários

Notícia preocupante relativa às mudanças ocorridas no quadro de pessoal da maior biblioteca do mundo, a Library of Congress (LC), foi publicada no periódico “American Libraries” (v. 37, n. 8, September 2006, p. 10). Essas mudanças foram ocasionadas pela crescente ênfase nas iniciativas digitais introduzidas naquela biblioteca e que já provocaram os seguintes resultados:
a) aposentadoria de 200 funcionários que utilizaram os incentivos das aposentadorias voluntárias para aqueles profissionais que acreditavam “estarem mais confortáveis com a Biblioteconomia tradicional” e que não gostariam de aprender novas competências tecnológicas;
b) redução de 12 dos 59 cargos técnicos do Congressional Research Service da LC.
A LC pretende contratar, a partir de agora, bibliotecários que possuam as “habilidades da era digital”. Assim, como todas as outras profissões, o bibliotecário precisa se atualizar com as novas tecnologias para poder exercer, em toda a plenitude, as oportunidades que já estão surgindo no mercado. As associações de bibliotecários e as escolas de biblioteconomia precisam aumentar, com uma certa urgência, a oferta desses tipos de cursos para facilitar a reciclagem daqueles graduados em épocas passadas.
Murilo Cunha

sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Lançamento de obra "Introdução à Preservação Digital - Conceitos, estratégias e actuais consensos"


0 Comentários

--

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho promove o lançamento do livro "Introdução à Preservação Digital – Conceitos, estratégias e actuais consensos", da autoria de Miguel Ferreira, investigador no Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho.
--
A obra será apresentada pelo Dr. Eloy Rodrigues, no próximo dia 28 de Novembro (terça-feira), no âmbito da "2ª Conferência sobre o Acesso Livre ao Conhecimento". Este evento realizar-se-á no Anfiteatro B1 do Complexo Pedagógico II, da Universidade do Minho em Gualtar, Braga.
--
Esta publicação tem como objectivo descrever e contextualizar as principais iniciativas que visam solucionar o problema da obsolescência tecnológica que ameaça o acesso continuado ao património intelectual, científico, histórico e artístico actualmente produzido em formatos digitais. O seu público-alvo são profissionais ou estudantes da área das ciências da informação e preservação do património, como arquivistas, bibliotecários e informáticos.
--
Esta obra será publicada em “Acesso Livre” o que significa que será disponibilizada de forma livre e gratuita na Internet permitindo a qualquer utilizador ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral documento. O livro poderá ser descarregado na sua totalidade a partir do repositório da Universidade do Minho em http://hdl.handle.net/1822/5820.
--
Informação disponibilizada pelo Dr. Miguel Ferreira, Universidade do Minho.

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Biblioteca digital preserva obras angolanas


0 Comentários

A Biblioteca Nacional de Portugal vai colaborar na criação de uma rede nacional de dados bibliográficos em Angola, que permitirá reforçar a presença da língua portuguesa na Internet, anunciou, em Luanda, Jorge Couto, director da biblioteca nacional portuguesa.
--
Notícia completa em: Sapo

quarta-feira, 22 de novembro de 2006

A Web 2.0, as Bibliotecas Digitais e o Manifesto dos Bibliotecários 2.0


0 Comentários

Por causa de uma aula de Analise Documental lembrei-me da problemática da Web 2.0 e as Bibliotecas Digitais bem como o papel dos bibliotecários nisso tudo.
Deixo alguns link’s sobre o assunto(em francês, espanhol e inglês).




In bibliobsession.free.fr


Do site www.infogestores.cl

- Diversificación de servicios para bibliotecas digitales: bibliotecas 2.0



Do site http://liblogs.albany.edu/library20

Manifesto dos Bibliotecários 2.0

terça-feira, 21 de novembro de 2006

Vamos controlar os computadores com a voz e as mãos, prevê Bill Gates


0 Comentários

A próxima grande revolução na área da informática não terá a ver com o conteúdo da Internet como tantos advogam, antes consistirá em alterar a forma de interagir fisicamente com os computadores, antecipa o fundador da Microsoft em declarações publicadas pelo jornal inglês The Observer.
--
O rato e o teclado serão gradualmente substituídos por novas tecnologias intermediárias para a interacção entre utilizador e computador. Bill Gates imagina que essa interacção deverá começar antes a ser feita verbalmente, através do tacto ou gestos com a mão.
--

«O ritmo de inovação nos próximos dez anos será muito mais rápido que o registado até agora», afirmou Gates que, à semelhança da personagem de Tom Cruise no filme Relatório Minoritário, se imagina em breve numa sala a aceder a todo o tipo de informação através de simples gestos manuais.
--

«No futuro, todas as secretárias e todas as mesa deverão ter esse tipo de tecnologia incorporada», antevê Bill Gates que revelou ainda sonhar com um futuro marcado pelo desaparecimento do papel. O artigo pode ser lido a partir daqui.
--

sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Novo logótipo do blog


1 Comentários

A partir de hoje, o blog passa a dispor de um logótipo mais moderno, com uma imagem mais agradável. O logo foi concebido pelo meu caro colega e amigo Ricardo Pinheiro. É mais um profissional da informação que está agora no mercado de trabalho, depois de ter concluído a Licenciatura em Ciência da Informação, FLUP-FEUP, Porto. Aqui fica o agradecimento público pela sua prestimosa colaboração.

Um grande abraço,
Paulo Sousa

Apresentação do RODA no 4º Congresso Nacional da AP


0 Comentários

Apresentação do RODA
(Repositório de Objectos Digitais Autênticos)

Sobre o RODA

O IAN/TT não dispõe actualmente de estruturas que suportem os processos de incorporação e gestão de informação de arquivo electrónica produzida no contexto da Administração Pública.

As iniciativas do Governo Electrónico determinam dever a AP cada vez mais basear a sua actividade no processo de negócio electrónico no intuito de agilizar processos e assegurar um serviço mais rápido, completo e transparente para o cidadão. Neste cenário torna-se claro o crescimento de produção de objectos digitais objectos esses que deverão ver assegurados o seu valor evidencial, autenticidade. Além de que enquanto testemunhos das actividades desenvolvidas pelas Organizações públicas constituirão parte deles a memória social e patrimonial.

Neste sentido o IAN/TT deve envidar os maiores esforços no sentido de desenvolver processos, ferramentas e recursos capazes de dar resposta às necessidades de preservação dos objectos digitais produzidos na AP e que cuja conservação continuada seja considerada como justificada.

O objectivo deste projecto é promover e concretizar o estudo de uma solução ultimada na construção de um protótipo exemplificativo da solução encontrada que compreenda as vertentes técnica e tecnológica capaz de vir posteriormente a desenvolver-se na escala necessária para responder cabalmente às necessidades das organizações no que respeita à transferência de objectos digitais de conservação permanente.

Procura-se desta forma iniciar um processo que leve o IAN/TT a responder às solicitações governamentais e comunitárias no contexto do governo electrónico.
Fonte: RODA
É um excelente projecto de investigação, o qual aconselho a todos a acompanhar mais de perto. Até ao momento já foram disponibilizados 2 relatórios técnicos. O primeiro trata do "planeamento e análise", abordando os vários esquemas de metadados de preservação digital, ferramentas, etc. e o segundo centra-se na "análise e especificação de requisitos".

quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Sistema permite operar PC com o olhar


0 Comentários

Terça-feira, 14 de novembro de 2006 - 14h42

SÃO PAULO - A Universidade de Saga, no Japão, apresentou esta semana um novo sistema que permite a usuários operar um PC comum apenas com os movimentos dos olhos.
O sistema, apresentado pelo pesquisador Kohei Arai, baseia-se no uso de um monitor especial e uma câmera instalada no monitor, além de um software específico.

O software carrega na parte inferior do monitor um teclado virtual. O programa permite ainda reconhecer para qual tecla o usuário está olhando e acioná-la. Arai diz que o sistema representa um avanço em relação a pesquisas anteriores, já que não exige o uso de máscara nos olhos e ,é, portanto, menos invasivo.

A idéia da Universidade de Saga é desenvolver aplicações para hospitais e clínicas, a fim de permitir a pacientes imobilizados ou sem voz poder acionar comandos remotamente ou pedir ajuda com o movimento dos olhos. O invento, acredita Arai, abre espaço para o desenvolvimento de novas formas de operar o PC, dispensando o uso das mãos e comandos de voz.

Fonte: Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Motores de pesquisa ajudam médicos nos diagnósticos


0 Comentários

Os pacientes não são as únicas pessoas que recorrem à Internet para encontrarem informações médicas.
--

A pesquisa na rede mundial de computadores com a ajuda de sistemas de buscas como o Google pode também ser um instrumento de auxílio de médicos no diagnóstico de estados de saúde complexos, afirmaram cientistas australianos na passada sexta-feira. "O nosso estudo sugere que em casos difíceis é útil recorrer aos sistemas de busca para a diagnóstico", disse Hangwi Tang, do Princess Alexandra Hospital, em Brisbane à agência Reuters.
--

Para testar o quanto o Google pode servir aos médicos, Tang e os seus colegas seleccionaram três a cinco termos de busca relacionados a 26 casos de doenças de difícil diagnóstico publicados num jornal de saúde. Depois da pesquisa no mecanismo de busca ter listado no topo da página dos resultados respostas que pareciam ser adequadas aos sintomas uma comparação com os diagnósticos correctos descobriu que as respostas do Google tinham informações correctas em 15 dos casos (equivalente 58 por cento do total).
--

"Mecanismos de busca como o Google estão a tornar-se as mais recentes ferramentas da medicina e os médicos têm de tornar-se eficientes na sua utilização", disse Tang num estudo publicado pelo British Medical Journal.
--

terça-feira, 14 de novembro de 2006

VAGA GARANTIDA NO MERCADO


0 Comentários

Uma boa notícia para quem tem interesse em se formar em Biblioteconomia e Ciência da Informação. A profissão tem um invejável índice empregabilidade: cerca de 90% dos estudantes conseguem estágios ou empregos nos primeiros anos de curso.



Para atuar na área, o aluno deve estar em dia com novas tecnologias. Desde o início da formação, o estudante tem que passar pelos laboratórios, conhecer os sistemas de informação e os programas para tratamento de conteúdo, além de entender da representação e organização de conhecimento.



O professor Antônio Miranda explica que o profissional se tornou um tecnólogo, da área de ciência da informação que trabalha com sistemas de informação.



"Em Brasília, somos poucos, cerca de 40 alunos por semestre. Ao contrário de outras profissões, em que há desequilíbrio entre oferta e procura", diz, acrescentando que há mercado porque a área da informação é a de maior empregabilidade no mundo.

Portugal assinala Dia Mundial da Usabilidade com site colaborativo


0 Comentários


Chama-se “Vida Fácil” e será activado amanhã pela Associação Portuguesa de Profissionais de Usabilidade com o objectivo de assinalar aquela que será a segunda comemoração oficial do Dia Mundial da Usabilidade.
--

Através do novo site qualquer pessoa poderá contribuir com relatos de situações e objectos que lhes tornam a vida mais fácil ou mais difícil, com destaque para programas de software, equipamentos informáticos ou páginas web. Por todo o mundo, mais de 200 eventos terão lugar em 40 países, sob o tema “Tornando a Vida Mais Fácil”. Em Portugal, o evento terá início pelas 16h30m, no Anfiteatro 1 da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. A entrada é livre.
--

Quem quiser acompanhar on-line as comemorações do Dia Mundial da Usabilidade poderá fazê-lo através do endereço http://www.worldusabilityday.com/ou através do endereço oficial da Associação Portuguesa de Profissionais de Usabilidade em www.usabilidade.org.
--

segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Governo disponibiliza Net grátis por considerar serviço caro


0 Comentários

O ministro da Ciência e Tecnologia , Mariano Gago, defendeu no passado dia 4, em Lisboa, a necessidade da criação de espaços gratuitos de ligação à Internet, por considerar que o acesso ainda é caro para a maioria dos portugueses. «Queremos Internet mais barata, mas é preciso não esperarmos por isso, é preciso criar espaços públicos e é por isso que hoje a Internet é gratuita e existe em todas as escolas, é por isso que está nestes ‘Espaços Internet’, com acesso livre e gratuito», sustentou.
--
Notícia completa em Diário Digital

Portugal quer proibir TVs com mais de 50% de audiência


2 Comentários

O governo português quer limitar a cota de mercado das empresas de comunicação a um máximo de 50% por segmento, anunciou ( 3/10) o ministro português dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva. Essa é uma das principais medidas previstas no anteprojeto de lei sobre os limites à concentração nas empresas de comunicação que foi apresentado na Assembléia da República e que estará em consulta pública até 30 de novembro.
--
Notícia completa em: JBCC

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Jornais de folhas de papel electrónicas flexíveis podem estar para breve


1 Comentários


Folha de papel electrónica dobrável para livros e jornais pode ser uma realidade brevemente. Cientista norte-americano apresenta um novo material à escala nanométrica transparente, flexível e electrónico, na publicação científica Journal of the Materials Chemistry.
--
Fonte: BAD

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Pesquisa Social - O futuro da Web?


0 Comentários

Está a surgir uma nova moda na web: pesquisar em páginas designadas por motores de pesquisa social, em vez de pesquisar sempre no Google ou num qualquer outro motor de pesquisa tradicional.
--
Em ambos os casos, o utilizador escreve numa caixa de texto o que procura, carrega num botão e obtém uma lista de resultados. A diferença está na forma como essa lista de resultados é obtida. Nos motores de pesquisa tradicional os resultados são obtidos por um algoritmo que se baseia sempre nos mesmos critérios, como a densidade com que essas palavras surgem no conteúdo do site ou o número de links para esse site. Nos motores de pesquisa social, não são critérios objectivos como estes que contam, mas sim as opiniões subjectivas dos seus utilizadores.
--
As opiniões dos utilizadores são dadas nos diversos motores de pesquisa social de formas muito diferentes entre si. Podemos, por isso, considerar diversos tipos motores de pesquisa social. Os mais simples são os que se baseiam na partilha das páginas favoritas, como:
--
--
Este site baseia-se nas recomendações de notícias e outros conteúdos feitas pelos seus utilizadores. Cada artigo é votado através do link “Digg it!” que surge ao seu lado e o destaque que lhe é dado aumenta com o número de votos recebidos. É também possível votar contra um artigo, através do botão “Bury”, que tem o efeito contrário ao de um “Digg”.
--
Os artigos são ainda classificados dentro das categorias do site: Tecnologia, Ciência, Internacional&Negócios, Desporto, Vídeos, Entertenimento e Jogos.
A popularidade crescente do Digg faz com que um conteúdo que surja na primeira página receba imensas visitas e também muitos novos links de outros sites (entre 500 a 1000 no espaço de algumas horas em que cada artigo se mantém na primeira página).
--
Artigo completo em: NESI

terça-feira, 7 de novembro de 2006

COMPUTAÇÃO EM 2016: O QUE MAIS VEM POR AÍ?


0 Comentários

A tecnologia já modificou o que pode ser visto ou simulado; ainda há muitas novidades previstas para as ciências sociais

(...)O que mais vem por aí? Esse foi o tema de um simpósio realizado em Washington, neste mês, pelo "Computer Science and Telecommunications Board", que integra a "National Academies" e é o principal conselho consultor em ciência e tecnologia dos EUA. Joseph F. Traub, presidente do conselho e professor da Universidade de Columbia, intitulou o simpósio de "2016"(...)



Interessante artigo do jornal New York Times que se pode ler em português no site Globo.com

segunda-feira, 6 de novembro de 2006

Idosos de Portugal e Brasil unidos online em videoconferência


0 Comentários

Cerca de 400 idosos portugueses e brasileiros participaram na passada sexta-feira e sábado numa videoconferência que visou motivar esta faixa etária para a utilização das novas tecnologias, segundo os organizadores da iniciativa. Na primeira edição da Videoconferência Mundial, que decorreu no Dia Nacional dos Avós, os idosos manifestaram grande interesse pela iniciativa e pediram para que fosse repetida.
--

sexta-feira, 3 de novembro de 2006

Orientações para a gestão de documentos de arquivo no contexto da reestruturação da Administração Central do Estado


0 Comentários

O Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo (IAN/TT) disponibilizou em meados de Setembro um conjunto de orientações para apoiar a gestão de documentos de arquivo dos organismos da Administração Central do Estado que se encontrem envolvidos em situações de reestruturação. Aceda aqui ao documento: [pdf] - 1MB
--
Fonte: IANTT

quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Informação de qualidade precisa-se


0 Comentários

Mais do que, simplesmente integrar os dados, as empresas devem assegurar-se de que estes têm qualidade.
--
De acordo com o sales director da Business Objects em Portugal, Rui Gaspar, a fraca qualidade dos dados pode implicar «um mau serviço ao cliente, impedir o aumento das receitas e da produtividade, afectar as operações, bem como a tomada de decisões». Segundo este responsável, as organizações necessitam de aceder, integrar e analisar dados de várias fontes e para este processo ser eficaz a informação «precisa de ser exacta».
--
Algumas empresas, as apelidadas de mais inovadoras, já reconheceram a importância de construir uma base de informação integrada e de qualidade, e, em muitos casos, já adoptaram soluções de gestão de informação empresarial Enterprise Information Management (EIM). No entanto, há ainda um grande número de organizações que não assumiu a importância da qualidade dos dados.
--
Notícia completa em Semana Informática

Arquivo

Categorias