sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Apresentação do RODA no 4º Congresso Nacional da AP




Apresentação do RODA
(Repositório de Objectos Digitais Autênticos)

Sobre o RODA

O IAN/TT não dispõe actualmente de estruturas que suportem os processos de incorporação e gestão de informação de arquivo electrónica produzida no contexto da Administração Pública.

As iniciativas do Governo Electrónico determinam dever a AP cada vez mais basear a sua actividade no processo de negócio electrónico no intuito de agilizar processos e assegurar um serviço mais rápido, completo e transparente para o cidadão. Neste cenário torna-se claro o crescimento de produção de objectos digitais objectos esses que deverão ver assegurados o seu valor evidencial, autenticidade. Além de que enquanto testemunhos das actividades desenvolvidas pelas Organizações públicas constituirão parte deles a memória social e patrimonial.

Neste sentido o IAN/TT deve envidar os maiores esforços no sentido de desenvolver processos, ferramentas e recursos capazes de dar resposta às necessidades de preservação dos objectos digitais produzidos na AP e que cuja conservação continuada seja considerada como justificada.

O objectivo deste projecto é promover e concretizar o estudo de uma solução ultimada na construção de um protótipo exemplificativo da solução encontrada que compreenda as vertentes técnica e tecnológica capaz de vir posteriormente a desenvolver-se na escala necessária para responder cabalmente às necessidades das organizações no que respeita à transferência de objectos digitais de conservação permanente.

Procura-se desta forma iniciar um processo que leve o IAN/TT a responder às solicitações governamentais e comunitárias no contexto do governo electrónico.
Fonte: RODA
É um excelente projecto de investigação, o qual aconselho a todos a acompanhar mais de perto. Até ao momento já foram disponibilizados 2 relatórios técnicos. O primeiro trata do "planeamento e análise", abordando os vários esquemas de metadados de preservação digital, ferramentas, etc. e o segundo centra-se na "análise e especificação de requisitos".

0 Comentários:

Arquivo

Categorias