quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Motores de pesquisa ajudam médicos nos diagnósticos




Os pacientes não são as únicas pessoas que recorrem à Internet para encontrarem informações médicas.
--

A pesquisa na rede mundial de computadores com a ajuda de sistemas de buscas como o Google pode também ser um instrumento de auxílio de médicos no diagnóstico de estados de saúde complexos, afirmaram cientistas australianos na passada sexta-feira. "O nosso estudo sugere que em casos difíceis é útil recorrer aos sistemas de busca para a diagnóstico", disse Hangwi Tang, do Princess Alexandra Hospital, em Brisbane à agência Reuters.
--

Para testar o quanto o Google pode servir aos médicos, Tang e os seus colegas seleccionaram três a cinco termos de busca relacionados a 26 casos de doenças de difícil diagnóstico publicados num jornal de saúde. Depois da pesquisa no mecanismo de busca ter listado no topo da página dos resultados respostas que pareciam ser adequadas aos sintomas uma comparação com os diagnósticos correctos descobriu que as respostas do Google tinham informações correctas em 15 dos casos (equivalente 58 por cento do total).
--

"Mecanismos de busca como o Google estão a tornar-se as mais recentes ferramentas da medicina e os médicos têm de tornar-se eficientes na sua utilização", disse Tang num estudo publicado pelo British Medical Journal.
--

0 Comentários:

Arquivo

Categorias