quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Pesquisa Social - O futuro da Web?




Está a surgir uma nova moda na web: pesquisar em páginas designadas por motores de pesquisa social, em vez de pesquisar sempre no Google ou num qualquer outro motor de pesquisa tradicional.
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Em ambos os casos, o utilizador escreve numa caixa de texto o que procura, carrega num botão e obtém uma lista de resultados. A diferença está na forma como essa lista de resultados é obtida. Nos motores de pesquisa tradicional os resultados são obtidos por um algoritmo que se baseia sempre nos mesmos critérios, como a densidade com que essas palavras surgem no conteúdo do site ou o número de links para esse site. Nos motores de pesquisa social, não são critérios objectivos como estes que contam, mas sim as opiniões subjectivas dos seus utilizadores.
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As opiniões dos utilizadores são dadas nos diversos motores de pesquisa social de formas muito diferentes entre si. Podemos, por isso, considerar diversos tipos motores de pesquisa social. Os mais simples são os que se baseiam na partilha das páginas favoritas, como:
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Este site baseia-se nas recomendações de notícias e outros conteúdos feitas pelos seus utilizadores. Cada artigo é votado através do link “Digg it!” que surge ao seu lado e o destaque que lhe é dado aumenta com o número de votos recebidos. É também possível votar contra um artigo, através do botão “Bury”, que tem o efeito contrário ao de um “Digg”.
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Os artigos são ainda classificados dentro das categorias do site: Tecnologia, Ciência, Internacional&Negócios, Desporto, Vídeos, Entertenimento e Jogos.
A popularidade crescente do Digg faz com que um conteúdo que surja na primeira página receba imensas visitas e também muitos novos links de outros sites (entre 500 a 1000 no espaço de algumas horas em que cada artigo se mantém na primeira página).
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Artigo completo em: NESI

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