domingo, 14 de março de 2010

Digitalizadas cem anos das Memórias do Instituto Oswaldo Cruzdo Instituto Oswaldo Cruz




Mais de quatro mil artigos científicos, publicados durante todo o último século. Preciosidades como estudos pioneiros de Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Adolpho Lutz, Gaspar Vianna e outros grandes nomes da ciência nacional. Trabalhos de muitos dos maiores ilustradores científicos brasileiros da história. O vasto e rico acervo do periódico Memórias do Instituto Oswaldo Cruz que completou 100 anos em 2009, agora está disponível para pesquisa no site da SCIELO. A disponibilização do material permitirá o acesso gratuito, de forma simples e rápida, a todos os artigos de grande relevância histórica e científica publicados em suas páginas. As Memórias foram apontadas pelo Institute for Scientific Information como o periódico científico com maior fator de impacto na América Latina em 2009.
O periódico já tinha, em seu próprio site, todas as suas edições disponíveis online em formato PDF desde o fim de 2007. No entanto, a cooperação com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde e a SciELO permitiu que o material passasse a integrar a coleção e, desta forma, ficasse disponível para ser acessado a partir de seus mecanismos de busca. “Depois de digitalizar todo o arquivo do periódico, desde sua primeira edição, em 1909, o próximo passo teria que ser facilitar o acesso a esse material, o que conseguimos agora com a cooperação junto à SciELO”, explica o pesquisador Ricardo Lourenço de Oliveira, editor do periódico.
Pelo valor histórico e, principalmente, científico da publicação, o pesquisador acredita que facilitar a busca em seu acervo tem grande importância.
“Nas páginas do periódico foi publicado uma série de artigos que ajudam a contar a história da ciência brasileira. Muitos deles ainda são referências dentro de seus campos”, afirma Lourenço. “No entanto, encontrar qualquer estudo era um processo trabalhoso até descobrir o ano, o volume e o número da edição em questão.
A disponibilização do conteúdo na SciELO vai facilitar e acelerar as consultas, o que pode, sem dúvida, enriquecer muito a pesquisa científica no Brasil e no mundo.” Além disso, a SciELO já repassou parte deste acervo para o Pubmed, como os trabalhos publicados a partir dos anos 1970, por exemplo, divulgando ainda mais o nosso acervo internacionalmente. Os artigos estão também indexados na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e na Biblioteca Virtual em Saúde. O acesso é gratuito.
Desde sua criação, o periódico Memórias do Instituto Oswaldo Cruz publicou artigos sobre uma enorme variedade de temas ligados às diversas áreas biomédicas. Segundo Lourenço, naquela época existiam poucos indexadores – publicações que reunissem e sistematizassem as publicações científicas no mundo –, dificultando a divulgação e o acesso aos trabalhos.
“O periódico foi criada pelo próprio Oswaldo Cruz, com o objetivo de se tornar um periódico em que os artigos científicos nacionais pudessem ser publicados com alta qualidade”, destaca. “Antes disso, a maioria dos pesquisadores acabava publicando o resultado de seus estudos em jornais de baixa qualidade gráfica e circulação muito irregular e restrita”.
O editor ressalta ainda que, além de artigos pioneiros, a Memórias também abriga obras históricas dos grandes ilustradores do passado do IOC, como Raimundo Honório e Manoel Castro e Silva, alguns dos maiores nomes da ilustração científica nacional.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias