A Biblioteca da FEUP possui um plano de infoliteracia que foi apresentado aos Directores de Curso no passado mês de Junho, com o objectivo de dar a conhecer uma proposta para o desenvolvimento de competências de infoliteracia dos estudantes de forma articulada e integrada com os cursos.
Infoliteracia: o que é?
O conceito de infoliteracia, de entre as várias definições existentes, pode ser entendido como um conjunto de competências associadas à localização, avaliação e uso eficaz da informação (American Library Association). Para designar esse conjunto de competências, a Biblioteca adoptou o termo infoliteracia.
“A infoliteracia dá às pessoas, ao longo da vida, o poder para procurar, avaliar, usar e criar informação de uma forma que efectivamente lhes permita atingir os seus objectivos pessoais, sociais, educacionais e ocupacionais. É um direito humano básico num mundo digital e promove a inclusão social das nações.” (Alexandria Proclamation 2005)
Plano de infoliteracia na FEUP: para quê?
Plano de infoliteracia: para quê? No contexto do ensino superior, de entre as várias “literacias académicas” requeridas no novo modelo de ensino e aprendizagem por projecto, preconizado por Bolonha, a infoliteracia assume‐se como uma componente essencial. Potencia um entendimento crítico dos conteúdos e a expansão da investigação, tornando as pessoas mais autónomas, assumindo um maior controlo sobre a sua aprendizagem. É um sinónimo de "saber como aprender", ou “aprender a aprender”. (Bundy 2004)
Partindo deste conceito, considerado como uma linha de acção estratégica da Biblioteca da FEUP, a Equipa de Apoio e Descoberta elaborou um Plano de Infoliteracia, que tem por objectivo sensibilizar a comunidade para a importância de uma componente essencial ao processo de aprendizagem ao longo da vida, indicando estratégias e apontando caminhos para dotar a comunidade de estudantes com as competências de pesquisa de informação necessárias, que contribuam para o sucesso do seu percurso académico.
Inspirado num modelo de referência internacional, este plano elenca sete competências básicas associadas à infoliteracia (Fig. 1). Apresenta um mapeamento dessas competências para os 3 ciclos de estudo e identifica as actividades e serviços prestados pela Biblioteca que contribuem para a aquisição dessas competências.
Partindo deste conceito, considerado como uma linha de acção estratégica da Biblioteca da FEUP, a Equipa de Apoio e Descoberta elaborou um Plano de Infoliteracia, que tem por objectivo sensibilizar a comunidade para a importância de uma componente essencial ao processo de aprendizagem ao longo da vida, indicando estratégias e apontando caminhos para dotar a comunidade de estudantes com as competências de pesquisa de informação necessárias, que contribuam para o sucesso do seu percurso académico.
Inspirado num modelo de referência internacional, este plano elenca sete competências básicas associadas à infoliteracia (Fig. 1). Apresenta um mapeamento dessas competências para os 3 ciclos de estudo e identifica as actividades e serviços prestados pela Biblioteca que contribuem para a aquisição dessas competências.
Fig. 1 - Seven Pilars of information Literacy Model Society of College, National and University Libraries, UK
Implementar a infoliteracia na comunidade da FEUP: caminhos possíveis
De entre os modelos e abordagens possíveis à infoliteracia e mais comummente utilizados no contexto universitário, destacam-se 3 níveis de ligação das actividades aos cursos ou unidades curriculares: extracurricular (sem ligação aos cursos ou u.c.); intercurricular (com ligação/integração parcial aos cursos ou u.c.); intracurricular (integração com os cursos ou u.c.).
No plano é apresentada uma proposta quanto ao nível de implementação que cada umas das actividades desenvolvidas pela Biblioteca neste domínio, poderá vir a ter com os cursos, unidades curriculares e currículos, a ser analisada e discutida pela comunidade académica.
Definidos os objectivos de aprendizagem para cada uma das actividades incluídas no plano de infoliteracia, o documento termina com possíveis instrumentos de avaliação que lhe poderão estar associadas, consoante o nível de aproximação/integração aos currículos dos cursos que vier a ser decidido em conjunto com a comunidade.
No plano é apresentada uma proposta quanto ao nível de implementação que cada umas das actividades desenvolvidas pela Biblioteca neste domínio, poderá vir a ter com os cursos, unidades curriculares e currículos, a ser analisada e discutida pela comunidade académica.
Definidos os objectivos de aprendizagem para cada uma das actividades incluídas no plano de infoliteracia, o documento termina com possíveis instrumentos de avaliação que lhe poderão estar associadas, consoante o nível de aproximação/integração aos currículos dos cursos que vier a ser decidido em conjunto com a comunidade.
- Consultar versão integral do documento (pdf | 557 kb)
0 Comentários:
Enviar um comentário