sábado, 7 de junho de 2008

Dicionário de 1712 agora na internet




O famoso dicionário Vocabulario portuguez e latino, (Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712-1728. 10 v.), de autoria do padre Raphael Bluteau (1638-1734), é considerado como uma das obras pioneiras da lexicografia da língua portuguesa.
No final de abril de 2008, o Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo passou a disponibilizar o acesso ao texto integral desse importante título na internet [URL: http://www.ieb.usp.br/online/index.asp]. A consulta pode ser feita na grafia original da obra ou atualizada, como por exemplo: bibliotheca ou biblioteca. O resultado da busca mostra a página onde consta o termo solicitado. O sistema permite ampliar o tamanho da imagem para facilitar a leitura do texto. Além dos oito volumes iniciais também foram escaneados e disponibilizados os dois suplementos; na busca é indicado se o resultado foi extraído do corpo da obra ou dos suplementos.
É interessante notar que em 2000 foi feita uma edição eletrônica dessa obra pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Bluteau, Raphael. Vocabulario portuguez e latino. Rio de Janeiro: UERJ, 2000. 1 CD-ROM). Esta edição, entretanto, teve pouca divulgação.
Portanto, é inegável a importância da ação do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo em disponibilizar para o acesso público esse dicionário básico para o conhecimento das raízes da nossa língua.
Murilo Cunha

0 Comentários:

Arquivo

Categorias