segunda-feira, 9 de junho de 2008

Novidades na Família ISIS




ISIS-NBP propõe inovação e ampliação do uso da plataforma
Fonte: http://espacio.bvsalud.org/boletim.php?articleId=06160511200811&newsLang=pt
O desenvolvimento do ISIS-NBP nasceu de uma proposta apresentada em reunião na sede da Unesco em Paris, em maio de 2006, pelo diretor da BIREME/OPAS/OMS, Abel Packer.
Desde então, o projeto tem sido desenvolvido como proposta para inovar, ao mesmo tempo permitir agilidade em uma nova arquitetura, oferecer novos serviços, melhor performance, manutenção reduzida para, assim ser adotada de forma ainda mais ampla.
O projeto é desenvolvido seguindo o estado da arte em desenvolvimento de software e gestão de bases de dados. O ISIS NBP está sendo desenvolvido em linguagem Python, em modalidade de software aberto. A opção pelo Python busca combinar o uso de linguagem orientada a objetos, de fácil aprendizado e desenvolvimento rápido de aplicações. Ele manterá a compatibilidade com a base instalada de modo que a transição para a nova plataforma seja possível sem grandes dificuldades. Ao mesmo tempo, o ISIS NBP continuará operando as estruturas de dados clássicas do ISIS, permitirá a mais ampla operação em rede na Internet e especialmente com a possibilidade de uso de estruturas de dados em formato XML (eXtensible Markup Language) e operação em rede utilizando o protocolo Rest (Representational State Transfer)."O aspecto de maior renovação da plataforma ISIS está no próprio modelo de tecnologia usado.
Este é desenvolvido para suplantar a capacidade de gerenciar dados, projetando a arquitetura e visando escalabilidade", explica Rodrigo Senra. Ele e a equipe da BIREME vêm implantando o projeto segundo o plano de desenvolvimento e a expectativa é que uma primeira versão do sistema seja lançada durante o próximo Congresso Mundial ISIS, que se realizará no âmbito do 8º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde, entre 14 e 19 de setembro no Rio de Janeiro.Outro desafio que o ISIS NBP visa superar é maximizar as possibilidade de interação com os usuários para a gestão e operação das fontes de informação e particularmente para a operação das redes de conteúdos da BVS.O ISIS-NBP inova também com relação às iniciativas similares da família ISIS com a proposta de promover no futuro próximo o seu desenvolvimento por meio de rede de profissionais de informação, analista de sistemas e programadores, fazendo uso da Rede de Desenvolvedores da BVS, SciELO e Rede Internacional de Fontes de Informação e Conhecimento para a Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação. Essa etapa se dará quando o núcleo básico do ISIS-NBP tiver seu desenvolvimento concluído. Além disso, tem papel de continuidade da promoção internacional da plataforma ISIS já que a Unesco, apoiadora do projeto ISIS-NBP, é a organização que historicamente promoveu o desenvolvimento do CDS/ISIS como núcleo da família ISIS de softwares.De acordo com o responsável pela coordenação de Sistemas da BIREME, "o desenvolvimento do ISIS-NBP promove uma remodelagem tecnológica orientada a objetos, sobre uma plataforma robusta que permite alto nível de escalabilidade e interoperabilidade. Isso permitirá oferecer um leque de ferramentas e interfaces de programação para arquitetos, analistas e desenvolvedores de sistemas que proporcionará maior facilidade e flexibilidade no desenvolvimento de aplicações. O desafio será desenvolver uma interface transparente de integração com a atual tecnologia ISIS, garantindo compatibilidade com sistemas existentes e criação de mecanismos de migração."Todas as ferramentas da BIREME foram feitas a partir do ISIS. Nas redes BVS e SciELO, a plataforma ISIS é usada para a operação de mais de 15 milhões de registros online com picos de até 500 mil acessos diários. Com o ISIS-NBP também é uma preocupação dar conta da operação desta demanda e para isso, estão contempladas no projeto atividades que simulem situações extremas de leitura, escrita e indexação. Assim será possível comparar a performance entre a tecnologia utilizada no ISIS-NBP com a atual, possibilitando atividades de melhoria.A próxima apresentação do projeto ISIS-NBP acontecerá entre 14 e 17 de setembro de 2008, na 5ª Reunião de Coordenação Regional da Biblioteca Virtual em Saúde, como parte do CRICS8. O projeto é um dos temas da BVS5 e a previsão é de que no evento já se inicie o chamado para a comunidade ISIS para participar do desenvolvimento do projeto em rede.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias