sexta-feira, 6 de junho de 2008

Enciclopédia Larousse na web




Desde 15 de maio de 2008 que a editora Larousse passou a oferecer o acesso à sua Enciclopédia Larousse na versão em linha [URL: http://www.larousse.fr/#]. Esta versão, lançada com certo atraso em relação às congêneres norte-americanas, pretende concorrer com a Wikipédia em francês [URL: http://fr.wikipedia.org/wiki/Accueil], que, em seis de junho de 2008, contava com 667.967 verbetes na língua francesa.
Similar ao trabalho cooperativo da Wikipédia, construída e alimentada por milhares de usuários colaboradores, a nova Larousse pretende oferecer algo inovador: passou a disponibilizar, de forma gratuita e em linha, o conteúdo da enciclopédia da antiga edição impressa. Isto, de fato, é uma novidade, pois disponibiliza conteúdos já “testados e verificados” pelos inúmeros colaboradores da edição tradicional. Na Wikipédia as colaborações são anônimas, podendo levar a possíveis erros e/ou omissões nos verbetes. Ao passo que, na nova Larousse os colaboradores terão que fazer inscrição para poderem enviar as suas contribuições que serão avaliadas por um comitê editorial composto por especialistas antes de serem publicadas em linha. Assim, a editora francesa passou a utilizar uma metodologia híbrida de aproveitar os cerca de 170 mil verbetes antigos e possibilitar a colaboração voluntária dos internautas.
Com essa ação pioneira da Larousse cabe aqui uma indagação: será que este será o caminho a ser seguido pelas enciclopédias tradicionais geralmente publicadas no formato impresso? É sabido que no formato impresso as edições de enciclopédias, geralmente com 20 ou mais volumes, tinham um ciclo de vida em torno de 10 anos. É claro que, em pouco tempo, elas ficavam com muitos verbetes obsoletos – mesmo com as atualizações por meio dos “Livros do Ano”.
Parece que uma nova página está sendo virada na longa história das enciclopédias. Espera-se que ela possa trazer para o leitor (agora, no ciberespaço, um internauta), amplas facilidades de acesso e conteúdos de qualidade e maior atualidade.
Murilo Cunha

0 Comentários:

Arquivo

Categorias