segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Bruxelas quer um verdadeiro mercado europeu de conteúdos criativos «on-line»




A Comissão Europeia adoptou, no passado dia 3 de Janeiro, em Bruxelas, um documento estratégico com vista a fortalecer o mercado europeu de conteúdos criados "on-line", sublinhando que as receitas da indústria europeia de música, filmes e jogos poderão quadruplicar até 2010.
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Para já, Bruxelas avançou com uma "comunicação", um documento estratégico no qual identifica "quatro grandes desafios horizontais" que entende merecerem uma acção ao nível comunitário:
  • disponibilidade dos conteúdos criativos;
  • licenças multi-territoriais para os conteúdos;
  • interoperacionalidade e transparência dos sistemas de gestão numérica de direitos e ofertas ilícitas;
  • pirataria.
"Se queremos dotar-nos de uma indústria da música, do cinema e jogos que seja forte, devemos dar a segurança jurídica à indústria, uma remuneração justa aos criadores de conteúdos e um amplo acesso a uma grande diversidade de conteúdos em linha aos consumidores", sintetizou hoje a comissária europeia responsável pela Sociedade de Informação e Media, Viviane Reding.

Consulte o texto integral em CiênciaHoje

Aceda ao relatório: Interactive content and convergence: Implications for the Information Society (PDF | 2.8 Mb)

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