quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Investigadores de Coimbra criam sistema gestual para interagir com computadores




Investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), desenvolveram um sistema pioneiro de interacção entre o homem e o computador através de gestos naturais, dispensando o uso do teclado e do rato.
Segundo uma nota divulgada hoje pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra o sistema de interacção gestual é "essencial para cenários de trabalho em equipa, em que todos os membros podem ver, partilhar, anotar e tomar decisões sobre informação digital, de uma forma muito mais eficaz".
... Ainda segundo a nota, "neste caso, o tradicional paradigma de interface com o computador, baseado na utilização do teclado, rato e monitor, torna-se inapropriado". Com esta interface gestual "cada interveniente pode interagir livremente com o computador sem a necessidade de qualquer dispositivo externo, recorrendo apenas a um conjunto de gestos naturais reconhecidos pelo computador".
...
À medida que os computadores se tornam cada vez mais omnipresentes no nosso dia a dia,
"torna-se necessário que a interacção homem-computador seja cada vez mais natural e intuitiva. O reconhecimento de gestos utilizando visão por computador surge como uma tecnologia importante neste contexto e tem recebido muita atenção por parte da comunidade científica nos últimos anos", salienta Paulo Peixoto.

Consultar texto integral em Ciência Hoje

0 Comentários:

Arquivo

Categorias