quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

As dez melhores suposições sobre o futuro das Bibliotecas Académicas e dos Bibliotecários




Dada a pertinência do tema, replico neste espaço uma notícia publicada no blogue do Fabiano Caruso. Estas suposições foram compiladas a partir do Stephen Lighthouse, com base no relatório da “Association of College and Research Libraries”, de Janeiro de 2008:
  • 1. Haverá uma maior ênfase na digitalização de coleções, conservação de arquivos digitais, e melhoria dos métodos do armazenamento de dados, recuperação, curação, e serviços.
  • 2. As competências dos bibliotecários continuará a desenvolver-se em resposta às mudanças das necessidades e as expectativas das populações às que eles servem, e o contexto profissional da equipe de suporte da biblioteca ficará cada vez mais diversificado em apoio a novos programas de serviços e necessidades administrativas.
  • 3. Os estudantes e o corpo docente da faculdade continuarão exigindo o acesso crescente a recursos de biblioteca e serviços, e esperar encontrar uma presença de biblioteca digital rica tanto no emprego de sistemas acadêmicos com as funcionalidades de computação social.
  • 4. Os debates sobre a propriedade intelectual ficarão cada vez mais comuns no ensino superior, e os recursos e a programação educativa relacionada à gerência de propriedade intelectual serão uma parte importante dos serviços da biblioteca à comunidade acadêmica.
  • 5. A evolução da tecnologia de informação formará tanto a prática da pesquisa escolar como a rotina diária de estudantes e corpo docente, e as exigências por serviços relacionados à tecnologia e ambientes de usuário ricos em tecnologia continuarão crescendo e necessitarão investimento adicional.
  • 6. A educação superior será cada vez mais abordada como um negócio, e serão cobradas mais responsabilidade e medidas quantitativas relativas as contribuições da biblioteca para a pesquisa, ensino, e as estratégias de serviços da instituição criarão programas de avaliação de biblioteca aproximando-os da alocação de recursos de recursos institucionais.
  • 7. Como a parte “do negócio do ensino superior,” os estudantes se enxergarão cada vez mais como “os clientes” da biblioteca acadêmica e exigirão facilidades de alta qualidade, recursos, e serviços afinados para as suas necessidades e preocupações.
  • 8. A aprendizagem online continuará expandir-se como uma opção de estudantes e corpo docente - tanto no ambiente universitário e fora dele - e as bibliotecas investirão em recursos e serviços para uma comunidade acadêmica distribuída.
  • 9. A demanda por acesso livre, acesso público a dados, e aos resultados de pesquisa, como parte de programas de pesquisa com financiamento públicos continuará crescendo.
  • 10. A proteção da privacidade e o suporte a liberdade intelectual continuará crescendo e definindo questões relativas as bibliotecas acadêmicas e os bibliotecários.
Aceda ao relatório Envrironmental Scan 2007 da ACRL (PDF | 248 Kb | 29 pág.)

Fonte: Blogue de Fabiano Caruso

1 Comentários:

Nuno Marçal on 17 janeiro, 2008 disse...

Bem Haja pela visita e comentário elogioso ao Papalagui!

Saudações Bibliotecárias

Nuno Marçal
Bibliotecário-Ambulante

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