segunda-feira, 30 de abril de 2007

Empresas médias apostam forte nas tecnologias


0 Comentários

De acordo com um estudo da Access Markets International (AMI) Partners este ano as empresas médias chinesas deverão gastar cerca de 20 mil milhões de dólares no reforço das infra-estruturas de Tecnologias de Informação (TI). Estes valores representam um aumento de 18 por cento face ao ano passado.
In Sol

A referência tradicional está morrendo?


0 Comentários

Interessante artigo foi publicado no The Chronicle of Higher Education (v. 53, n. 33, 20 April 2007, p. A37) onde o autor aponta os problemas atuais relacionados com o serviço de referência. São comentados exemplos de utilização das tecnologias tais como a referência digital, o uso do telefone celular, correio eletrônico e o chat. Parece que, para otimizar os recursos informacionais da biblioteca, é importante mesclar a referência tradicional com o suporte tecnológico provido pela referência digital.
Fonte: http://chronicle.com/weekly/v53/i33/33a03701.htm).

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Nova ortografia da língua portuguesa


3 Comentários

Está para entrar em vigor a unificação da Língua Portuguesa que prevê, em outras coisas, um alfabeto de 26 letras.
"A frequência com que eles leem no voo é heroica!". Ao que tudo indica, a frase inicial desse texto possui pelo menos quatro erros de ortografia. Mas até o final do ano, quando deve entrar em vigor o "Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa", ela estará corretíssima. Os países-irmãos Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste terão, enfim, uma única forma de escrever.

As mudanças só vão acontecer porque três dos oito membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) ratificaram as regras gramaticais do documento proposto em 1990. Brasil e Cabo Verde já haviam assinado o acordo e esperavam a terceira adesão, que veio no final do ano, em novembro de 2006, por São Tomé e Príncipe.

Tão logo as regras sejam incorporadas ao idioma, inicia-se o período transição no qual ministérios da educação, associações e academias de Letras, editores e produtores de materiais didáticos recebam as novas regras ortográficas e possam, gradativamente, reimprimir livros, dicionários, etc.

O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol. A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros.

Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada. Mas apesar as mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país.

Fonte: http://www.comunique-se.com.br/

A Wikipedia é muito consultada


0 Comentários

Recente estudo preparado pelo Pew Center for American Life Project apurou que a Wikipedia é muito consultada por usuários ricos e bem educados. Ela é usada por 36% dos adultos norte-americanos; o seu tamanho e velocidade de acesso são fatores que a transformaram numa fonte de informação para qualquer assunto.
O documento também aponta que a maioria dos seus usuários possui boa educação formal e recebe bons salários: metade dos usuários da Wikipedia é formada por estudantes universitários, 42% dos usuários ganham mais de 75 mil dólares por ano.
O documento completo pode ser consultado no URL:
<http://www.pewinternet.org/pdfs/PIP_Wikipedia07.pdf>

IBICT e OCLC trocarão metadados


0 Comentários

Fonte: Diário Oficial da União, 24 de abril de 2007, Seção 3.
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IIBICT) e o Online Computer Library Center (OCLC) assinaram um termo de cooperação técnica para o intercâmbio de metadados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o banco de dados do OCLC.
A finalidade da cooperação entre o IBICT e o OCLC é a transferência mútua de dados entre a BDTD e a base de dados do Worldcat, o catálogo coletivo online do OCLC que congrega registros bibliográficos de 53.548 bibliotecas localizadas em 96 países. O IBICT receberá de volta do OCLC, em formato Machine-Readable Cataloging Record (MARC), de forma gratuita, os registros das teses brasileiras incorporadas ao Worldcat.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Cientistas americanos estão a desenvolver olho biónico


1 Comentários

A colocação de sensores em certas regiões do cérebro pode ser a solução para alguns tipos de cegueira. A solução começou a ser testada em macacos na Harvard Medical School.

De acordo com notícia da BBC, os investigadores colocaram dois sensores minúsculos no tálamo (região cerebral que processa as imagens captadas pelos olhos) de alguns macacos com capacidades de visão normalizadas.

[...]

Apesar de ser um princípio animador, os responsáveis por esta investigação sublinham que ainda há muito para fazer – até porque, por enquanto, os sensores não permitem transmitir toda a informação captada pelos olhos.

Para ser bem sucedido, este conceito pressupõe a incorporação de, pelo menos, 200 sensores e de um par de óculos com uma câmara digital incorporada.

Ainda assim, os mesmos investigadores acreditam que, no futuro, esta pode ser a solução para casos de cegueira em que os olhos padecem de uma qualquer incapacidade, mas a região do cérebro que processa as imagens mantém as funções regularizadas.

Fonte: Exame Informática

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Portal de Software Público Brasileiro


0 Comentários

O Governo Brasileiro lançou no dia 12 de abril, em Porto Alegre, o Portal de Software Público Brasileiro [URL:http://www.softwarepublico.gov.br/]. A iniciativa compartilha soluções desenvolvidas nos governos federal, estadual e municipal e também em universidades que podem ser úteis aos mais diferentes órgãos públicos e também à sociedade. Uma das vantagens previstas é o aumento da eficiência e a redução de custos.
Qualquer pessoa poderá ter acesso ao código-fonte dos programas disponibilizados, mediante cadastramento no portal. A iniciativa é um trabalho conjunto da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep).

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor


0 Comentários

O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge.

Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE
SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem em troca, UM LIVRO.

Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.
Fonte: IPLB


Em 2007, Bogotá (Colômbia) é a capital mundial do livro.


Para comemorar esta efeméride, os Serviços de Documentação e Informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto convida-os a descobrir quatro [4] obras em diversos suportes, de Docentes e/ou Investigadores desta Faculdade, desejando-lhes uma boa leitura.


Aceda aqui à página web da efeméride

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Sociedades científicas criam o portal Scitopia


0 Comentários

Sociedades científicas se unem para criar o portal de busca Scitopia
Treze sociedades científicas lançarão em junho de 2007 o Portal Scitopia [URL: scitopia.org] que conterá cerca de 3 milhões de artigos técnico-científicos. As entidades que irão participar são: American Geophysical Union (AGU), American Institute for Aeronautics and Astronautics (AIAA), American Institute of Physics (AIP), American Physical Society (APS), American Society of Civil Engineers (ASCE), American Society of Mechanical Engineers (ASME), The Electrochemical Society (ECS), IEEE, Institute of Physics Publishing (IOP), Optical Society of America (OSA), SPIE, Society of Automotive Engineers (SAE), Society for Industrial and Applied Mathematics (SIAM). Esse portal utilizará a tecnologia da metabusca, isto é, um simples pedido de busca fará busca simultânea em 13 bases de dados.
Com o Scitopia o contexto da informação técnico-científica passará por uma grande mudança. Espera-se que o usuário saia ganhando com essas futuras alterações.

Novo número do First Monday


0 Comentários

Novo número do periódico First Monday (v. , n. 4, April 2007) está agora disponível no URL:
http://firstmonday.org/issues/issue12_4/
Abaixo estão listados os artigos incluídos:

Assessing the value of cooperation in Wikipedia. Dennis M. Wilkinson & Bernardo A. Huberman.
URL: http://www.firstmonday.org/issues/issue12_4/wilkinson/

Visualizing the Overlap between the 100 Most Visited Pages on Wikipedia for September 2006 to January 2007. Anselm Spoerri.
URL: http://www.firstmonday.org/issues/issue12_4/spoerri/

What is Popular on Wikipedia and Why? Anselm Spoerri.
URL: http://www.firstmonday.org/issues/issue12_4/spoerri2/

Election bloggers: Methods for determining political influence. Greg Elmer, Peter Malachy Ryan, Zach Devereaux, Ganaele Langlois, Joanna Redden & Fenwick McKelvey.
URL: http://www.firstmonday.org/issues/issue12_4/elmer/

Video, education, and open content: Notes toward a new research and. action agenda. Peter B. Kaufman.
URL: http://www.firstmonday.org/issues/issue12_4/kaufman/.

Building an open access African studies repository Using Web 2.0 principles. Anna Winterbottom &
James North.
URL: http://www.firstmonday.org/issues/issue12_4/winterbottom/.

Open educational resources in a global context. Paul Stacey.
URL: http://www.firstmonday.org/issues/issue12_4/stacey/.

Open source athletes. Stefan Gorling.
URL: http://www.firstmonday.org/issues/issue12_4/gorling/.

FM Interviews: Sandra Braman.
URL: http://www.firstmonday.org/issues/issue12_4/braman/.

Change of State: Information, Policy, and Power. Sandra Braman.
URL: http://www.firstmonday.org/issues/issue12_4/braman2/.

Acting with Technology: Activity Theory and Interaction Design. Victor Kaptelinin & Bonnie Nardi.
URL: http://www.firstmonday.org/issues/issue12_4/kaptelinin/.

DIA MUNDIAL DO LIVRO 2007


0 Comentários

O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril.

Durante a semana que antecede o "Dia Mundial do Livro" deste ano, e no âmbito dos objectivos do Plano Nacional de Leitura, decorrerá a campanha "Leia Mais, Viva Mais".

Para assinalar a data, o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas desafia mais uma vez os meios de comunicação social (televisões, rádios, imprensa e Internet), as autarquias, os livreiros e outras instituições culturais a associarem-se à iniciativa.

Cartaz de campanha «Leia Mais, Viva Mais»

Consulte as acções preparadas pelo IPLB

Inauguração da Biblioteca Municipal de Alpiarça


0 Comentários

Segundo informação da Câmara Municipal de Alpiarça, a Biblioteca Municipal inaugurará no dia 23 de Abril, pelas 18 horas e contando com a presença da Sr.ª Ministra da Cultura.

Consulte a notícia completa através do IPLB


quinta-feira, 19 de abril de 2007

Portugal com mais leitores de livros


0 Comentários

Segundo os dados do estudo Consumidor, da Marktest, o número de leitores de livros aumentou na última década, sendo actualmente mais de 3 milhões.

Relativamente à leitura de livros, os dados do Consumidor permitem concluir que este hábito ainda não abrange a maioria da população, mas a análise temporal mostra que ele aumentou 58% na última década.

Em 1996 o Consumidor indicava que 23.5% dos residentes no Continente com 15 e mais anos liam livros. Em 2006, essa percentagem é de 37.1%. Neste ano, são 3 079 mil os indivíduos que têm o hábito de ler livros (referência: fizeram-no no último mês).

Este hábito é muito heterogéneo entre a população, sendo ao nível da ocupação e da classe social que mais diferenças se registam, mas a idade e a região também apresentam diferenças significativas.

As mulheres apresentam actualmente uma taxa de leitura superior à dos homens, respectivamente de 40.7% e de 33.1%.

Entre as idades, são os jovens dos 15 aos 17 anos os que apresentam o valor mais elevado, 54.6% deles. São o único grupo etário onde a maioria diz ter hábitos de leitura de livros. O valor baixa gradualmente depois desta faixa etária. A excepção é o facto de os indivíduos dos 25 aos 34 anos apresentarem um valor acima do registado pelos jovens dos 18 aos 24 anos.

Entre as regiões, destacam-se claramente os residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto, com taxas bastante acima da média, 49.2% e 50.2%, respectivamente. O Interior Norte é o que apresenta o valor mais baixo, com 25.7% de leitores.

A análise da ocupação e da classe social mostra maior heterogeneidade de comportamentos. Destacam-se os quadros médios e superiores e os indivíduos das classes sociais alta e média alta, como os que apresentam valores superiores e muito acima da média, respectivamente 73.7% e 68.2%.



quarta-feira, 18 de abril de 2007

Seminário Library Connect


1 Comentários

SEMINÁRIOS LIBRARY CONNECT EM PORTUGAL 2007

Dia 24 de Abril no PORTO & Dia 26 de Abril em LISBOA

O seminário Library Connect é um fórum para trocas de experiências entre directores e funcionários de diversas bibliotecas académicas e os representantes da Elsevier.

O programa do evento combina apresentações sobre produtos e serviços oferecidos pela Elsevier com temas actuais relacionados com as bibliotecas académicas .


Programa:

09:30 -10:00 Café e inscrição

10:00 -11:00 "E-books on SD and EV" ( Javier Arenas & Isabelle Gochgarian, Elsevier

11:00 -11:30 "Por que é que a Universidade do Porto subscreve o Scopus?" (Clara Macedo, Diretora de Serviços, Biblioteca Virtual, Universidade do Porto)

11:30 - 12:00 "Refworks" (Nick Barber, Sales Director, Refworks)

12:00 - 14:00 Almoço

14:00 - 14:30 "Embase.com" (Eduardo Ramos, Elsevier)

14:30 - 15:15 A gestão da qualidade nas bibliotecas universitárias: armadilha ou trampolim? (Gerardo Marraud, Director da Biblioteca da Universidade de Vigo, Espanha)

15:15 - 16:00 Customer Service Focus project ( Arje Huisman, Elsevier)

16:00 - 16:30 Mesa Redonda


Porto, Tuesday, April 24:

  • Início: 09.30 am
  • Fim: 04:30 pm
  • Local: Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto Praça Gomes Teixeira s/n. 4099-02 Porto

Lisbon, Thursday, April 26:

  • Início: 09.30 am
  • Fim: 04:30 pm
  • Local: Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa Alameda da Universidade 1649-004 Lisboa

terça-feira, 17 de abril de 2007

Literatura em Viagem


0 Comentários

De 21 a 24 de Abril de 2007
Biblioteca Municipal Florbela Espanca - Matosinhos



Informação disponibilizada pelo André Rodrigues Viana, profissional da informação da BMFE

Portugal apresenta um dos maiores níves de competências em TIC


0 Comentários

Segundo um estudo divulgado hoje pelo Eurostat (http://ec.europa.eu/eurostat ) com dados referentes ao ano de 2006, Portugal está na 7ª posição dos países da União Europeia em termos de competências na utilização de computadores, considerando jovens entre os 16 e os 24 anos.

Notícia completa em: Competências em TIC

Ciências Documentais - Ciclo de Conferências


0 Comentários

A Universidade Lusófona, no âmbito do Doutoramento em Ciências Documentais, convida os profissionais da informação a assistir às seguintes conferências:

27 de Abril (6ª Feira) / 14h30
Investigação em Edição Contemporânea, pelo Prof. Doutor Emilio Torné Valle

18 de Maio (6ª Feira) / 14h30
Gestão Electrónica de Documentos e Acesso à Informação, pelo Prof. Doutor Julio Cerdá Díaz

Consulte o programa completo em: Ciclo de Conferências

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Mostra de soluções informáticas para bibliotecas e arquivos - ESA 2007


0 Comentários

A Escola Secundária de Albufeira irá realizar uma mostra de software para bibliotecas e arquivos, com sessões de demonstração promovidas por empresas do ramo, nas quais serão apresentadas as respectivas soluções para trabalho em bibliotecas e arquivos.

Data: 17 Abril 2007 (terça-feira)
Local: Escola Secundária de Albufeira - Albufeira

Este evento destina-se a responsáveis e técnicos de bibliotecas e arquivos municipais, universitários e institucionais bem como coordenadores e técnicos de bibliotecas escolares da região do Algarve, embora esteja aberto a outras entidades e regiões.

O evento será gratuito mas requer inscrição prévia : utilize o formulário disponível em www.biblioteia.com

Do programa consta uma sessão geral com apresentação de soluções informáticas para bibliotecas e sessões específicas, em salas distintas, em que cada empresa irá efectuar demonstrações práticas e esclarecimento de dúvidas.
Programas apresentados pelas empresas: Bibliobase (Bibliosoft), Docbase (DID), GIB (Libware), Porbase5 (Mind), WinLIB 2000 (Novabase)
Existirá ainda uma sessão para programas para Arquivos com a apresentação do GAHd (NovaBase) e do X-Arq (Mind).

Programa e ficha de inscrição online em: http://www.biblioteia.com


Informação disponibilizada pelo colega Paulo Izidoro, do blogue Bibliotequices.
Rede Bibliotecas Escolares (Apoio no Algarve)


quinta-feira, 12 de abril de 2007

Glossário da Sociedade da Informação - 2007


0 Comentários

A APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, lançou no dia 3 de Abril, o "Glossário da Sociedade da Informação", versão de 2007.
O projecto teve início em 2005, com o objectivo de recolher, sistematizar e divulgar a terminologia portuguesa considerada mais adequada para designar os conceitos relevantes associados à Sociedade da Informação.

Aceda ao glossário e à notícia completa em:
Glossário da Sociedade da Informação - Versão 2007.


terça-feira, 10 de abril de 2007

Submissão de artigos para a revista Informação & Sociedade


0 Comentários

A revista Informação & Sociedade: Estudos - ISSN: 1809-4783, encontra-se a receber submissões de artigos para o volume 17, n.2, de 2007. Consulte a seguinte informação para a submissão online. Os artigos são sujeitos a peer review.

Aceda ao Vol. 17, No 1 (2007)

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Fotografias de Ponta Delgada e do Congresso BAD


1 Comentários

Boa tarde,

No que concerne ao Congresso da BAD, hoje disponibilizo algumas fotografias bastante informais, quer do evento, quer das paisagens que todos desfrutamos em Ponte Delgada.

Quero desejar a todos os visitantes uma Santa Páscoa.

Cumprimentos,
Paulo Sousa

segunda-feira, 2 de abril de 2007

O futuro da biblioteca universitária


0 Comentários

A Association of College and Research Libraries (ACRL) acaba de divulgar os dados de uma pesquisa sobre o futuro da biblioteca universitária promovida por ocasião da 13ª. Reunião da ACRL, realizada em Baltimore (US) no período de 29 de março a primeiro de abril de 2007.
O Comitê de Pesquisa da ACRL listou as dez mais importantes premissas após coleta de dados realizada com os associados e na revisão da literatura. Essas premissas mostram os papéis dominantes que a tecnologia e as expectativas dos usuários em relação às bibliotecas. Elas podem oferecer uma excelente oportunidade para as bibliotecas universitárias repensarem o futuro. As 10 premissas identificadas foram:
1) Haverá uma ênfase no incremento da digitalização das coleções, preservação dos arquivos digitais e melhoria nos métodos de armazenamento e recuperação de dados.
2) O conjunto de habilidades dos bibliotecários continuará a evoluir em resposta às necessidades e expectativas das mudanças demográficas (estudantes e docentes).
3) Os estudantes e docentes aumentarão suas demandas para um mais amplo e rápido acesso aos serviços.
4) Discussões sobre a propriedade intelectual será cada vez mais comum no ensino superior.
5) A demanda para serviços tecnológicos crescerá e irá requerer verbas adicionais.
6) A educação superior cada vez mais será vista como um negócio.
7) Os estudantes cada vez se considerarão como clientes e consumidores, esperando encontrar instalações e serviços de alta qualidade.
8) O ensino a distância será vista como uma opção comum no ensino superior e irá coexistir sem ameaçar o modelo tradicional de ensino presencial.
9) Continuará a crescer o acesso livre e público à informação gerada por instituições de pesquisa que recebem apoio governamental.
10) A privacidade continuará a ser um importante assunto na Biblioteconomia.

Murilo Cunha

Referência:
MULLINS, J. L. Discussão. URL: http://blogs.ala.org/acrlpodcast.php Também disponível no College & Research Library News, April 2007. URL: http://www.acrl.org/c&rlnews.

Apresentação do livro "Informação: da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico", no Congresso BAD, Açores


1 Comentários

Boa tarde,

Nos próximos dias, neste blogue, vou disponibilizar alguns fragmentos de “informação” que foram recolhidos no Congresso da BAD.

Hoje, disponibilizo-vos um pequeno vídeo da apresentação do livro do Dr. Armando Malheiro "Informação: da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico". (Peço desculpa pela qualidade do vídeo não ser a melhor).



Esta monografia é um excelente ensaio para todos aqueles que querem compreender melhor as bases da Ciência da Informação, e não "Ciências da Informação", como por vezes se ouve. A definição dos verbetes expostos no final da obra também são excelente recurso para os profissionais da informação.

Esta obra do Prof. Armando Malheiro da Silva é um contributo valioso para o estudo do fenómeno da informação e dos muitos e variados aspectos a ele associados. Trata-se de um texto que, na análise do fenómeno informação, vem de muito longe e vai para muito longe. Num exame muito rico, tanto dos pontos de vista técnico como histórico-cultural, este texto oferece-nos um enquadramento conceptual, científico e histórico notável sobre o fenómeno da informação. Investigadores, estudantes e, em geral, todos aqueles preocupados com a informação, a comunicação e as novas tecnologias como fenómenos centrais da época em que vivemos, encontrarão nesta obra do Prof. Malheiro da Silva um texto fundamental que os guiará e acompanhará por muito e muito tempo.

Dr. Fernando Ilharco @ Prefácio à obra


Cumprimentos,

Paulo Sousa

Arquivo

Categorias