quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Informação de Armando Malheiro da Silva




É “uma pequena escada num edifício em construção”, e visa incitar ao diálogo inter e multidisciplinar, como “um choque epistemológico necessário na área da Ciência da Informação”. O último livro de Armando Malheiro da Silva foi ontem apresentado no Porto.
«Informação: da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico» é o título do quarto livro da autoria do docente e investigador da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e surge no culminar de um trajecto que em termos pessoais e profissionais assentou sempre na temática da informação. Editado com a etiqueta das Edições Afrontamento, em parceria com o CETAC (centro de investigação da Universidade do Porto responsável pela publicação on-line da revista «Prisma», e que agora, pela primeira vez, se associa a uma editora comercial para o lançamento de vários livros), é o primeiro título da colecção «Comunicação. Artes. Informação», e reúne prática e reflexão teórica sobre uma problemática em que a fundamentação teórica “é muitas vezes esquecida”.







Sinopse

Pode dizer-se que a informação está na moda, no entanto este conceito, também associado ao objecto de uma Ciência social emergente e ainda titubeante, radica num fenómeno humano e social que data, pelo menos, das primeiras e significativas manifestações simbólicas do Homo Sapiens. É óbvio, por isso, o interesse em desfazer equívocos e ligeirezas de um tempo do efémero, do superficial e do light, prosseguindo-se na abordagem epistemológica de uma disciplina dividida entre o imperativo de uma identidade mínima, reforçada por um objecto e método próprios, e a tendência pós-moderna do não-lugar, que é o que ser interdisciplina efectivamente implica. Esta deriva pós-modernista é tão rejeitada quanto o positivismo, sendo, em contraponto, trilhada uma via indagante e problematizadora apostada em descobrir elos e diferenças essenciais da Informação com a Cultura, o Documento, o Conhecimento e a Comunicação.


In Webboom.pt

0 Comentários:

Arquivo

Categorias