segunda-feira, 2 de abril de 2007

O futuro da biblioteca universitária




A Association of College and Research Libraries (ACRL) acaba de divulgar os dados de uma pesquisa sobre o futuro da biblioteca universitária promovida por ocasião da 13ª. Reunião da ACRL, realizada em Baltimore (US) no período de 29 de março a primeiro de abril de 2007.
O Comitê de Pesquisa da ACRL listou as dez mais importantes premissas após coleta de dados realizada com os associados e na revisão da literatura. Essas premissas mostram os papéis dominantes que a tecnologia e as expectativas dos usuários em relação às bibliotecas. Elas podem oferecer uma excelente oportunidade para as bibliotecas universitárias repensarem o futuro. As 10 premissas identificadas foram:
1) Haverá uma ênfase no incremento da digitalização das coleções, preservação dos arquivos digitais e melhoria nos métodos de armazenamento e recuperação de dados.
2) O conjunto de habilidades dos bibliotecários continuará a evoluir em resposta às necessidades e expectativas das mudanças demográficas (estudantes e docentes).
3) Os estudantes e docentes aumentarão suas demandas para um mais amplo e rápido acesso aos serviços.
4) Discussões sobre a propriedade intelectual será cada vez mais comum no ensino superior.
5) A demanda para serviços tecnológicos crescerá e irá requerer verbas adicionais.
6) A educação superior cada vez mais será vista como um negócio.
7) Os estudantes cada vez se considerarão como clientes e consumidores, esperando encontrar instalações e serviços de alta qualidade.
8) O ensino a distância será vista como uma opção comum no ensino superior e irá coexistir sem ameaçar o modelo tradicional de ensino presencial.
9) Continuará a crescer o acesso livre e público à informação gerada por instituições de pesquisa que recebem apoio governamental.
10) A privacidade continuará a ser um importante assunto na Biblioteconomia.

Murilo Cunha

Referência:
MULLINS, J. L. Discussão. URL: http://blogs.ala.org/acrlpodcast.php Também disponível no College & Research Library News, April 2007. URL: http://www.acrl.org/c&rlnews.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias