sábado, 11 de junho de 2005

TI impulsionam modernização da saúde




As Tecnologias de Informação são o grande trunfo para melhorar os desempenhos dos hospitais. Portugal está no bom caminho.
---
De acordo com o relatório «Tecnologias de Informação de Serviços de Saúde e Registo Electrónico de Dados – Implicações para os Serviços de Saúde», realizado pela Capgemini, os registos electrónicos de saúde, os sistemasde informação clínica e a organização dos médicos atravésde sistemas informáticos «terão um impacto enorme» na redução de erros médicos e na eliminação dos atrasos resultantes da circulação de registos em papel e da perda de informação.Neste trabalho de investigação, a CapGemini considerou também a questão da adesão por parte dos médicos. O relatório reforça a necessidade de uma maior compreensão e cooperação por parte destes profissionais para que as alterações aos processos possam ser bem sucedidas e para que se colham os benefícios dos investimentos tecnológicos.
O incremento da segurança para o paciente, nomeadamente através da eliminação de erros médicos, do aumento da eficiência, da redução de atrasos e da prestação de cuidados de saúde proactiva e personalizada são alguns dos benefícios que o registo electrónico de saúde (EHR) e os sistemas de informação de saúde (HIS) poderão proporcionar.
[...]
A utilização da Internet nos hospitais portugueses serve maioritariamente a procura e recolha de informação/documentação. A consulta de catálogos de aprovisionamento é feita na Internet por 78% dos hospitais, enquanto o acesso a bases de dados e a comunicação externa com outras unidades de saúde são realizadas por 67 e 63%, respectivamente. A Internet serve também para trocar ficheiros com outras unidades hospitalares (55%).De acordo com os resultados do inquérito, a Internet é mais utilizada pelos hospitais nas actividades de natureza informativa e comunicacional do que nas actividades de formação, de investigação e de desenvolvimento. Dos hospitais que têm ligação à Internet, 27% desenvolvem actividades de telemedicina.
[...]
--
Fonte:

0 Comentários:

Arquivo

Categorias