sábado, 29 de setembro de 2012

Querem censurar Monteiro Lobato





2 Comentários:

Kátia on 04 outubro, 2012 disse...

Aprendi a gostar de ler devido a dois grandes homens: Monteiro Lobato e os inesquecíveis personagens e aventuras do Sítio - e meu pai, que leu todos os livros dele para mim, antes de eu ter me alfabetizado - depois reli todos ;)
Acho que este povo que não entende o contexto histórico, da época em que Lobato viveu devia ler mais por prazer e não para descobrir focos de pensamento contra minorias historicamente discriminadas.
Que praga estes censores politicamente corretos!
Parabéns pelo excelente blog.
Abraços

Maria da Graça Silva on 04 outubro, 2012 disse...

ML é produto do meio e do seu tempo.Isto ficou registrado nos seus livros. É interessante ler sobre o movimento de eugenia no Brasil.Atualmente temos conhecimento e sensibilidade para desejarmos uma nação plural, que trate todos os seus com dignidade e verdadeiramente cidadãos. Por fim, trago as belíssimas palavras do Procurador-Geral do MP de Contas do Estado do RS, Geraldo Costa Da Camino:"É preciso visibilidade para reduzir o preconceito e estimular a mobilidade. Pesquisa com crianças demonstrou que o negro é identificado com status ocupacional inferior ao do branco. A partir de fotos, quase 90% dos alunos relacionaram as pessoas brancas às profissões de médico e engenheiro e cerca de 84% apontaram aquelas negras como faxineiros e cozinheiros. A cor discrimina desde cedo. Quer ver? Seja negro por um dia".

Arquivo

Categorias