A Google anunciou ontem que alterou o seu algoritmo de pesquisa do motor de busca da Internet para dar prioridade aos sites de maior qualidade colocando mais para baixo as páginas de fraca qualidade. Esta alteração, segundo a empresa, vai fazer-se notar em 11,8 por cento das pesquisas, ou seja em cerca de um em cada oito visitas.
Quando se procura alguma palavra, expressão ou conceito na Internet, o motor de busca acciona uma pesquisa à procura de sites que respondam à pesquisa. Essa busca depende de um algoritmo, uma espécie de fórmula complexa que tem instruções na forma como faz a pesquisa. São essas instruções que podem ser aperfeiçoadas, para dar mais importância a certos aspectos, do que outros. Foi isso que a empresa fez.
No blogue da Google, a empresa explica que está constantemente a actualizar o algoritmo de pesquisa do seu motor, mas que na maior parte das vezes são poucas as pessoas que notam diferenças efectivas quando fazem pesquisa. Desta vez é diferente.
“No último dia lançámos uma grande melhoria no algoritmo e queremos que as pessoas saibam o que se passa”, explica um texto do blogue oficial da empresa. “Esta actualização foi desenhada para produzir rankings de páginas de baixa qualidade – sites que dão pouco valor acrescentado aos utilizadores, copiam informação de outros sites ou não são muito úteis.”
Segundo a empresa, estas alterações fazem sobressair as páginas de maior qualidade, que aparecem mais em cima na lista de pesquisa do motor de busca. A mudança vai acontecer já nos Estados Unidos, e só depois é que se vai sentir no resto do mundo.
“A Google depende do conteúdo de alta qualidade criado por óptimos sites em todo o mundo, e temos a responsabilidade de encorajar um ecossistema saudável na Web”, explica o comunicado.
No blogue da Google, a empresa explica que está constantemente a actualizar o algoritmo de pesquisa do seu motor, mas que na maior parte das vezes são poucas as pessoas que notam diferenças efectivas quando fazem pesquisa. Desta vez é diferente.
“No último dia lançámos uma grande melhoria no algoritmo e queremos que as pessoas saibam o que se passa”, explica um texto do blogue oficial da empresa. “Esta actualização foi desenhada para produzir rankings de páginas de baixa qualidade – sites que dão pouco valor acrescentado aos utilizadores, copiam informação de outros sites ou não são muito úteis.”
Segundo a empresa, estas alterações fazem sobressair as páginas de maior qualidade, que aparecem mais em cima na lista de pesquisa do motor de busca. A mudança vai acontecer já nos Estados Unidos, e só depois é que se vai sentir no resto do mundo.
“A Google depende do conteúdo de alta qualidade criado por óptimos sites em todo o mundo, e temos a responsabilidade de encorajar um ecossistema saudável na Web”, explica o comunicado.
Fonte: Público
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