quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Açores: Corvo tem Internet sem fios grátis para todos




Fonte: Ciência Hoje. Data: 31/1/2011.

URL: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=47171&op=all

A única povoação existente na ilha do Corvo, a mais pequena dos Açores, está praticamente toda coberta desde 2006 por uma rede sem fios (wireless) que permite a qualquer pessoa aceder gratuitamente à Internet.

A criação, que resultou de um investimento partilhado pela Câmara do Corvo e pelo Governo Regional, estimulou de tal forma a aquisição de computadores na pequena ilha, onde vivem menos de 500 pessoas, que actualmente são raras as casas que não possuem um destes equipamentos.

“Só alguns dos residentes no Corvo de idade superior a 60 anos é que não têm computador”, afirmou o presidente da câmara, Manuel Rita, frisando que, em muitas casas, há mais do que um. O autarca assegurou que o serviço gratuito fornecido pelo projecto 'Corvo Digital' tem funcionado com qualidade, sendo reparadas com relativa rapidez as avarias que pontualmente ocorrem.

Ao longo dos quatro anos de funcionamento, a Internet sem fios contribuiu para “abrir novos horizontes” aos corvinos, que gradualmente "substituíram as leituras pela navegação na rede”, salientou Manuel Rita.

No quadro do acordo estabelecido entre o governo regional e o município, o executivo financiou a compra de equipamentos e assegura a sua manutenção, cabendo à autarquia os encargos com a exploração da linha ADSL utilizada pela rede, que cobre um espaço com um raio de acção de 320 metros.

Entrega de portáteis

O projecto 'Corvo Digital' incluiu também a iniciativa, na altura pioneira, de entrega de 50 computadores portáteis à Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira, o único estabelecimento escolar da ilha.

Segundo Manuel Rita, além de contribuir para uma “melhor integração” da população e combater o isolamento, a rede sem fios é um importante meio de comunicação com as famílias de trabalhadores, nomeadamente estrangeiros, que estão deslocados na ilha.

“Especialmente ao fim de semana, é frequente ver no café imigrantes ucranianos a conversar com familiares através da Internet”, salientou o presidente da autarquia, recordando a sua condição de ex-emigrante nos EUA para afirmar a sua “satisfação” com esta funcionalidade da rede.

Comentário:
Este tipo de notícia é muito importante pois mostra o crescimento do acesso à informação. Por outro lado, ela também nos mostra a necessidade de ampliarmos o percentual de conteúdos informacionais da língua portuguêsa – ainda muito pequeno no ciberespaço.
Murilo Cunha

0 Comentários:

Arquivo

Categorias