Fonte: Agencia EFE. Data: 19/11/2010.
A Perita Independente em direitos culturais das Nações Unidas (ONU), Farida Shaheed, afirmou nesta sexta-feira que o Brasil precisa reforçar seus esforços para que as leis e os programas culturais se transformem em realidade.
Ao concluir a visita oficial de 10 dias ao Brasil, a perita paquistanesa avaliou o acesso dos brasileiros às manifestações culturais e indicou que, apesar da promoção de projetos, "muitos indivíduos e comunidades ainda não se sentem participantes ativos na vida nacional".
"Proteger os direitos à cultural num país do tamanho do Brasil não é uma tarefa fácil, pois cada estado e cada pequena cidade é um universo de diversidade", explicou Farida, que durante sua passagem pelo país se reuniu com funcionários, representantes de movimentos culturais e comunidades indígenas.
A perita da ONU avaliou positivamente o trabalho de "colaboração inovadora" do Governo brasileiro com os organismos das Nações Unidas, com as organizações da sociedade civil e com o setor privado.
Também sustentou que proteger os direitos culturais não é só documentar e promover as manifestações de expressão de cada indivíduo, mas também "ajudar às comunidades na construção de sua auto-estima, para que preservem os elementos de sua cultura".
Farida destacou que em sua viagem por Rio de Janeiro, São Paulo, Dourados-MS, Salvador e Brasília, teve a oportunidade de conhecer alguns projetos culturais brasileiros que podem servir como exemplo para outros países, entre eles programas nacionais dirigidos à construção e a adoção de bibliotecas públicas.
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 Comentários:
Enviar um comentário