terça-feira, 16 de novembro de 2010

É melhor que shopping Center




Autora: Maria Luisa Barros.
Fonte: O Dia (Rio de Janeiro). Data: 10/10/2010.

À frente da primeira biblioteca-parque do Brasil, em Manguinhos, Zona Norte, a produtora de eventos Ivete Miloski, 58 anos, tem o desafio de promover inclusão social em região com 17 comunidades e 100 mil moradores. Inspirada na experiência da cidade colombiana de Medellín, que investe em equipamentos culturais para reduzir a criminalidade, a biblioteca carioca ocupa 3.300 m² de antigo depósito do Exército. Tem em seu acervo 25 mil livros, 800 filmes e 3 milhões de músicas e em breve oferecerá um cine teatro. Tudo gratuito. Em um ano de funcionamento, coleciona também boas histórias, como de traficante que retirou romance e devolveu o livro no prazo e em perfeito estado.

O DIA: É a primeira vez que um complexo de favelas ganha uma biblioteca multimídia no padrão dos melhores centros culturais da cidade. Como os moradores receberam esse espaço?
IVETE: No início, liberamos todo tipo de acesso aos computadores para observar o que eles buscavam na rede. Em uma semana, os usuários, a maioria formada por adolescentes, danificaram todos os aparelhos. Eles baixaram programas piratas e conteúdos pornográficos. A rede não suportou.

E o que vocês fizeram?
Passamos a controlar o acesso, filtrando as páginas. Ficamos uns dias sem computadores, que foram para o conserto. Os garotos iam de mesa em mesa, tentando ligá-los, sem sucesso. E a gente na torcida para que eles se aproximassem dos livros. Aos poucos, eles pararam nas estantes e descobriram os exemplares. Eles são curiosos. Se você amplia o cardápio, eles se interessam. Dizer que pobre não gosta de cultura é puro preconceito. Eles têm muita fome de conhecimento. Alguns gostam tanto das obras que nem devolvem. Tem pessoas que chegam de manhã e só saem quando fecha. Teve uma menina que gostou tanto do livro ‘Mururu no Amazonas’, que transcreveu à mão as 82 páginas do exemplar para tê-lo em casa.

Quais são os títulos preferidos pelos usuários?
Os jovens gostam muito de filmes de comédia, de ação e de séries brasileiras. Eles levam vídeos do ‘Tropa de Elite’ e ‘Cidade de Deus’, que retratam a realidade deles. As mulheres preferem romance e filmes de época. No acervo de livros, os mais emprestados são ‘Harry Potter’, Sidney Sheldon, Stephen King e Nora Roberts. Os meninos levam a coleção do ‘Senhor dos Anéis’, ‘Crepúsculo’, e as meninas pegam todos os livros da Thalita Rebouças. Em apenas cinco meses, já temos 2.356 cadastrados e 10 mil livros emprestados desde a abertura, em abril.

As pessoas conservam as obras e respeitam os prazos de devolução?
Na primeira semana, os DVDs vinham danificados, com capas rasgadas. Chamamos as pessoas para conversar e pedimos que comprassem outro original para o acervo. O mais difícil é manter os banheiros limpos. Tem crianças que não sabiam o que era descarga porque moram em casas sem luz ou água encanada. Coisas básicas para nós são novas para eles. Agora estão mais conscientes. Já incorporaram que isso tudo aqui é deles. Os próprios usuários pedem que se fale mais baixo.

As famílias também frequentam a biblioteca?
Crianças e jovens atraem os pais e avós. As mães gostam muito de livros de receitas, que é uma fonte de renda para as famílias. Os universitários têm laptops à disposição para estudos. E os pequenos têm uma brinquedoteca com computadores só para eles. Aos sábados, há cursos de alfabetização digital. Eles têm aqui como a segunda casa.

A senhora sentiu redução na criminalidade, como aconteceu na Colômbia depois da implantação das bibliotecas?
Quando a comunidade ocupa o seu espaço, a violência diminui. Não vemos ninguém armado, mendigos, usuários de crack ou pichações na porta da biblioteca. Estamos fazendo uma revolução que vai atingir todas as famílias. Aqui é um lugar seguro, onde as pessoas se sentem bem. É muito melhor do que ir ao shopping center.

A senhora soube de algum jovem de Manguinhos que largou o tráfico atraído pelos livros?
Ainda não. Mas outro dia, um funcionário me contou que um traficante veio no turno da noite. Não aparentava estar armado. Deu boa-noite e pediu sugestão de livros de suspense. Depois pediu outro título de romance para a esposa. Agradeceu e foi embora. Quando terminaram os 15 dias de prazo, trouxe o livro. É um começo.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias