domingo, 12 de setembro de 2010

Um quarto dos internautas usa identidades falsas online




Mais de um quarto das pessoas online já mentiu acerca da sua verdadeira identidade e mais do que uma em cinco já fez alguma coisa da qual mais tarde se veio a arrepender, revela uma nova sondagem da Norton, a empresa de antivirus e segurança online.

Dezassete por cento dos inquiridos na sondagem da Norton indicaram que mentiram acerca da sua idade e do local onde viviam, ao passo que nove por cento indicou ter mentido acerca da sua vida financeira ou afectiva. Sete por cento dos inquiridos admitiu ainda ter mentido acerca da sua aparência.

O estudo - Norton Cybercrime Report: The Human Impact - conclui igualmente que uma média global de dois terços dos utilizadores inquiridos já foi vítima de cibercrime.

A forma como cada país lida com a resolução destes casos também varia muito. Por exemplo, no Reino Unido, um caso de cibercrime demora uma média de 25 dias a ser resolvido e poderá custar 153 dólares. No Brasil, o número médio de dias de resolução poderá disparar para 44 dias e com custos muitos superiores (1408 dólares).

Portugal não vem referenciado neste estudo.

Significativas são igualmente as atitudes dos inquiridos no que toca à ética online: muitos consideraram “legal” fazerem download de músicas, álbuns e filmes sem pagarem nada por isso (17%, 14% e 15%, respectivamente), ao passo que 17% indicaram o plágio como uma prática aceitável.

Cerca de um terço dos inquiridos admitiu ainda ter enviado por e-mail ou “postado” fotografias de outras pessoas sem lhes terem pedido autorização prévia e um quarto terá visto, secretamente, o historial de browsing de outro utilizador.

Fonte: Público

0 Comentários:

Arquivo

Categorias