quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Datagramazero de agosto de 2010




O DataGramaZero é um periódico privado, sem qualquer vinculação, institucional político-partidária ou religiosa. Entende que o discurso de significação é uma elaboração do autor, mas quando distribuída a narrativa associa em sua amplitude a leitura, o receptor e a sua interpretação,
O DataGramaZero de agosto 2010 que os seguintes artigos:

1 - A sistematização de informações sobre desmatamento da Amazônia na perspectiva do direito à informação
por Lucivaldo Vasconcelos Barros,Rodrigo Oliveira de Paiva

Resumo: O estudo faz uma análise a partir de critérios de acessibilidade. Um destaque particular é dado à sistematização de informações sobre o desmatamento da floresta amazônica. Como elementos importantes, o trabalho introduz discussões acerca da realidade na Amazônia Legal, com ênfase para a questão florestal.

2 - Os Paradigmas da Ciência e seus Efeitos na Composição dos Campos Científicos: a Instituição da Ciência da Informação
por Mara Eliane Fonseca Rodrigues

Resumo : um esforço para compreender algumas das principais características da história do pensamento cientifico ocidental e melhor apreender a constituição da Ciência da Informação como um campo cientifico, procurando abordar seus vínculos com outras disciplinas científicas.

3 - Interação e comunicação em ambientes virtuais de aprendizado
por: Josué Laguardia,Rejane Machado,Eliana Coutinho

Resumo : a interação entre participantes do processo de aprendizado online permite que os alunos aprendam de forma colaborativa. O uso de tecnologias nos ambientes virtuais de aprendizado facilita a reflexão e melhora a participação e a comunicação dos alunos e é efetiva na construção do conhecimento e no desenvolvimento do pensamento crítico .

4 - Mediação informacional no contexto da Educação à Distância online
por Ghisene Santos Gonçalves,Rogério Luís Massensini

Resumo : a importância da mediação informacional na educação à distância online, levando-se em consideração a realidade brasileira. Trazer para o debate a relação entre as potencialidades dos cursos disponibilizados online e o número de brasileiros que ainda não possuem infraestrutura e são considerados analfabetos digitais ou iletrados digitais.

5 - Modelo de identificación de activos de conocimiento
por Franklin Marín Milanés,Yadira Nieves Lahaba

Resumo: un acercamiento a la gestión del conocimiento y a la identificación de los activos de conocimiento como elementos que constituyen factores críticos de éxito en la economía del conocimiento. Se proponen un modelo para la identificación de conocimiento y se muestran resultados que evidencian su aplicación.

6 - Revistas eletrônicas com uso de software livre
por Juliana Lopes de Almeida Souza

Resumo: um cenário para a discussão sobre periódicos científicos de acesso livre à informação entre pesquisadores, editores, bibliotecários, autores e leitores e sobre as vantagens e desvantagens nesse novo meio de comunicação científica, que surge a partir da Internet.

------------------------------------------------------------------------------------

Ainda, no DZG temos a recensão do Dicionário de biblioteconomia e arquivologia.
por Cunha, Murilo Bastos da; Cavalcanti, Cordélia Robalinho de Oliveira.. Os LINKS remetem a sites relacionadas com os artigos deste número. Em Colunas o artigo de opinião A Internet não é mais uma nova tecnologia

O DataGramaZero de agosto 2010 está disponível em:

http://www.dgz.org.br
http://www.datagramazero.org.br

0 Comentários:

Arquivo

Categorias