terça-feira, 1 de junho de 2010

Evento: Web 2.0




Workshop Andando nas Nuvens:Tecnologias web 2.0 aplicadas a Pesquisa, Educação e Saúde
Local: Rio de Janeiro. Data: 10/05/2010.

Um dos objetivos do Next é a divulgação e implantação das tecnologias Web 2.0 no Icict e na Fiocruz. Diversas iniciativas vem sendo desenvolvidas neste sentido e podemos dizer que contamos hoje com uma pré-disposição maior de muitos colegas para incorporá-las em nossa instituição. Agora, damos mais um passo neste sentido. Nossa idéia é criar um espaço para trocar de informações sobre as tecnologias que estão sendo criadas, seu uso e possibilidades, e organizar um apoio para sua incorporação.

Com este objetivo, estamos encaminhando uma série de ações. Uma delas é a criação do curso "Andando nas Nuvens", que será organizado a partir do segundo semestre com o objetivo de apresentar as tecnologias com que podemos contar para apoiar nossas atividades de educação, pesquisa e gestão.

Por outro lado, estamos preparando uma série de workshops mensais, abertos à participação dos interessados, onde serão apresentados, em cada um, uma destas tecnologias interativas, seu conceito, e discutidas as possibilidades de sua incorporação por parte dos interessados, com o apoio do Next.

Estamos programando dois primeiros workshops, onde faremos uma experimentação destes eventos, de modo a criar um modelo para sua realização.

O primeiro será no próximo dia 10 de junho, quinta-feira, às 14 horas, no auditório do Icict. A atividade constará da apresentação do projeto, uma rápida apresentação sobre a chamada "computação em nuvem", uma apresentação sobre as possibilidades de colaboração e de uso destas tecnologias, com uma apresentação particular do Google Wave, conforme havíamos prometido.

O segundo workshop acontecerá no dia 8 de julho e tratará das redes sociais.

Informações sobre o Evento:

Data: 10 de junho de 2010, quinta-feira, às 14 horas;
Local: Auditório do Icict - Biblioteca de Manguinhos - Campus da Fiocruz da Avenida Brasil;
Público principal do Workshop são os interessados em usar as tecnologias web, os funcionários do Icict e da Fiocruz, e os aliados, amigos e colaboradores do Next.
Objetivo é passar a uma nova fase do Next (de um núcleo de "agitadores" das tecnologias interativas) para implementadores e organizadores delas. Neste sentido, o que pretendemos é institucionalizar um canal, onde os que tenham interesse, possam se relacionar e manter contato com o Next, viabilizando outras iniciativas.
Apresentação: Do projeto (atividade mensal sobre diferentes tecnologias e seu uso) (10 a 15 min); Do que são tecnologias de Nuvem (10 a 15 min); Do problema da colaboração e dos principais dispositivos e práticas criados pela web 2.0 (20 a 25 min); Do Googlewave, suas principais ferramentas e possibilidades; (20 a 25 min);
Estrutura do evento: dois data shows (duas paredes), apresentações presenciais e por skype, televisionamento pela Internet através da TV Justin (- www.next.icict.fiocruz.br) e cobertura pelo Twiter.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias