terça-feira, 23 de março de 2010

Painel do 10º Congresso BAD: Arquivos e reestruturação da Administração Central do Estado: que balanço 3 anos depois?




O Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE),  ao mesmo tempo que implementou uma nova arquitectura do Estado, propôs um novo modelo de gestão dos arquivos dos seus organismos, dando competências às Secretarias-Gerais (SG’s) dos ministérios, nesse domínio. Entre elas, constava a promoção da gestão de documentos e a recolha, tratamento e difusão da documentação que deixava de ser de uso comum nos organismos dos ministérios. 

Estariam as Secretarias-Gerais preparadas para desempenhar esta competência?  

Foram-lhes dados os meios necessários para o cumprimento desta missão? Puderam desenvolver projectos e parcerias para a potenciar? Qual a relação das Secretarias-Gerais com os organismos ao seu redor, no que toca aos arquivos? Souberam desenvolver soluções transversais ou estratégias de resposta à Sociedade em rede? 

E os organismos, puderam beneficiar do apoio das SG’s ou tiveram de procurar soluções “per si”? Qual o papel da DGARQ neste modelo? Poderia ter feito mais pelo seu sucesso ? 

Que balanço pode ser feito 3 anos após a publicação dos diplomas legais que o implementaram? Impõe-se o seu  desenvolvimento ou a sua reformulação?

Objectivos
O painel que propomos, continuando o debate aberto no Congresso BAD realizado nos Açores, pretende reunir um conjunto de profissionais que trabalham nos sectores abrangidos por esta problemática e permitir um debate em torno dela, verificando os pontos fortes e debilidades de um dos modelos que melhor simbolizaram a nova política pública para os arquivos. Pretende-se ainda traçar caminhos alternativos para as situações-problema identificadas.

Membros do painel
Coordenadores:
- Miguel Infante, SG-MEI
- Pedro Penteado, DGARQ
Participantes:
- Paula Ochoa, SG-ME
- Madalena Bobone, SG-MAI
- Maria João Pedro Nunes, SG-MFAP
- Maria José Liberato, ACT

Destinatários preferenciais
Arquivistas e responsáveis de sistemas de arquivo da Administração Pública.


0 Comentários:

Arquivo

Categorias