sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Livros e carnaval dão samba!




Fonte: Blog do Galeno. Data: 12/02/2010.
URL: http://www.blogdogaleno.com.br/

De novo o Brasil mostra que carnaval e livros podem dar samba. Em diversas cidades brasileiras, a literatura e seus personagens fantásticos vestem a fantasia e vão para a avenida. No Rio, onde se faz o melhor e mais badalado carnaval do mundo, nada menos do que três bibliotecas vão desfilar na Sapucaí. Salgueiro, Ilha do Governador e Tijuca escolheram o tema para desenvolver seus enredos. Nada mais natural e apropriado, e com todas as condições de ampliar a presença dos livros e da leitura no imaginário nacional.
Um Dom Quixote gigante na Ilha
O desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio será aberto por um dos maiores personagens da literatura universal de todos os tempos: Dom Quixote de La Mancha, com sua história clássica do cavaleiro sonhador. É assim que a União da Ilha do Governador, escola que está de volta à divisão principal do carnaval carioca, dará o pontapé inicial na maior festa popular do País. Afinal, mais de 400 anos depois de criado, o cavaleiro inventado pelo escritor Miguel de Cervantes está mais vivo do que nunca no imaginário daqueles que cultivam os sonhos.
Tijuca revive a lendária biblioteca de Alexandria
A Unidos da Tijuca preparou algumas surpresas grandiosas para seu carnaval 2010. Seu carro alegórico mais brilhante será A Biblioteca de Alexandria, que trará os segredos da humanidade alimentados pela literatura. Para isso, vai recontar a história da biblioteca famosa que, construída há 2.300 anos no Egito (e destruída por um incêndio que acabou com a "casa dos livros de todos os povos"), continua, até hoje, cercada de mistérios.
Salgueiro e a história sem ponto final
O enredo do Salgueiro, uma das escolas de samba mais famosas do carnaval carioca, é sobre literatura: "Uma História de Amor sem Ponto Final". Um dos carros alegóricos fala de um dos livros do bruxinho Harry Potter, um dos mais vendidos no mundo. Outro simboliza a Bíblia, o mais lido e que mais influenciou o mundo Ocidental. E um outro ainda reproduzirá nada menos do que uma biblioteca gigante na passarela da Sapucaí. A escola quer dar vida aos personagens dos livros.
Um sarau de carnaval!
E vem do Acre a boa tirada da semana para não perder a oportunidade de tudo virar leitura. A Casa de Leitura da Gameleira resolveu promover em Rio Branco o seu Sarau de Carnaval. Foi buscar nos versos do cantor, compositor e escritor Chico Buarque a inspiração: "se aliste meu camarada/a gente vai salvar/ o nosso carnaval". Era uma opção para quem não curte as festas de Momo, sempre muito movimentadas e tumultuadas, mas se ligam em manifestações poéticas e artísticas em torno da celebração mais popular do Brasil. O sarau foi baseado principalmente nas composições dos mestres da MPB, como Chico, Vinicius e Cartola. Quem topou ir ao palco declamar uma poesia ou outra obra literária já se credenciou para sair de lá escolhido rei ou rainha da festa.
O prêmio era um... livro. Para ser lido no feriadão.

1 Comentários:

Anónimo disse...

No Rio de Janeiro Salgueiro Samba vencedor para 2010

"Uma História de Amor sem Ponto Final"

Autor(es): Josemar Manfredini, Brasil do Quintal, Jassa, Betinho do Ponto e Fernando Magaça
Intérprete: Serginho do Porto e Ito Melodia


SONHEI... NO INFINITO DAS HISTÓRIAS
ILUMINANDO A MEMÓRIA, ME ENCANTEI
BRILHOU... REALIDADE E FANTASIA
COMO NUNCA IMAGINEI
NA ARTE DO SABER UM NOVO AMANHECER
DIVINA CRIAÇÃO, PRIMEIRA IMPRESSÃO
O LIVRO SAGRADO DA VIDA
VIRTUDE PRA ETERNIDADE
A LEITURA ESTIMULANDO
A MENTE DA HUMANIDADE

EU VIAJEI NESSA MAGIA
DE ALMA E CORAÇÃO
NA FONTE DA SABEDORIA
BUSQUEI A MINHA INSPIRAÇÃO

PÁGINAS DESCREVENDO PENSAMENTOS
CLÁSSICOS, IDEAIS E SENTIMENTOS
ROMANCES... ADVENTURAS
QUANTA RIQUEZA NA NOSSA LITERATURA
O FAZ DE CONTA INOCENTE DA CRIANÇA
FICOU GUARDADO NA LEMBRANÇA
MISTÉRIOS... SUSPENSE... EMOÇÃO
É O HÁBITO DE LER, FOLHEANDO COM PRAZER
MUITO ALÉM DE UMA VISÃO
MENSAGENS DE ESPERANÇA
CLAREANDO A IMAGINAÇÃO

UMA HISTÓRIA DE AMOR
SEM PONTO FINAL
"ACADEMIA DO SAMBA" É SALGUEIRO
NO "LIVRO DO MEU CARNAVAL"

URL: http://www.youtube.com/watch?v=YHSC1G2vCOM

Arquivo

Categorias