quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Brasil tem 40% das cidades sem biblioteca




Fonte: Folha de S. Paulo Online. Data: 4/12/2009.
O Ministério da Cultura abriu a licitação para uma campanha de incentivo da leitura em todo o país. Foram habilitadas 17 agências de publicidade, que vão disputar uma verba de R$ 14 milhões, informa a CBL (Câmara Brasileira do Livro).
O objetivo do MinC é reduzir o número de cidades sem bibliotecas públicas. O último dado disponível mostra que cerca de 40% dos 5.000 municípios brasileiros estavam nessa condição.
No mês passado, o Instituto Pró-Livro divulgou que só 7,5% dos brasileiros compram livros. A média é de um único título por ano. Nos Estados Unidos, o número é dez vezes maior. Na América do Sul, os colombianos consomem dois livros por ano.
São Paulo
No último dia 24 de novembro, a Prefeitura de São Paulo e a CBL lançaram a 3ª edição do projeto "Minha Biblioteca", com previsão de distribuir 1 milhão de livros para cerca de 500 mil alunos da rede municipal de ensino. O objetivo do projeto é motivar os alunos da rede pública a criarem o hábito da leitura.
Comentário:
Ninguém sabe ao certo o número de municípios brasileiros que não possuem biblioteca pública. O último levantamento oficial apontou cerca de 40%; recentemente o Ministério da Cultura informou que esse número era em torno de 10%! Assim, é urgente que se faça um levantamento, se possível usando a experiência, confiabilidade e estrutura do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa estatística negativa depõe contra os programas do Ministério da Cultura (MINC) e perpetua a falta de acesso a esse tipo de equipamento cultural por milhões de brasileiros. Também não basta a inauguração do prédio da biblioteca e uns parcos volumes em seu acervo emergente. Para que ela tenha sustentabilidade é importante a contratação de bibliotecários que possam gerenciar e dinamizar essas bibliotecas públicas.
Murilo Cunha

0 Comentários:

Arquivo

Categorias