Guimarães também destacou a parceria da Capes com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para a confecção da ferramenta e do novo layout de acesso personalizado que o portal possibilita. “Saltamos para mais de 21 mil títulos e 150 mil livros. Temos coisas extraordinárias, como a Enciclopédia Britânica que permite ao usuário entrar em museus de todo mundo”, afirmou. Para o presidente, o Novo Portal não é uma conquista e um desafio somente da Capes. “Não estamos sós nesta empreitada. Estamos com reitores, pesquisadores e toda a comunidade acadêmica e científica”, concluiu.
O Diretor de Programas e Bolsas no País, Emídio Cantídio, apresentou algumas das novas ferramentas do Portal. Para ele, a reformulação do portal era uma necessidade advinda do enorme crescimento das bases de dados que o Portal dá acesso. “Ao crescer tanto o número de revistas e bases, o simples uso como era feito não estava mais conveniente. Foi determinado que buscássemos a modernidade para o portal e agora temos isso em forma de uma nova ferramenta de busca”, afirmou Cantídio, em referência à novidade de se realizar buscas integradas no acervo assinado pela Capes, por meio de uma pesquisa por autor, assunto ou palavra-chave. O Novo Portal utiliza os sistemas Metalib e SFX da empresa israelense Ex Libris.
Histórico
Criado em 2000, o Portal de Periódicos da Capes oferece a professores, pesquisadores, funcionários e alunos de 308 instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil o acesso à informação científica atualizada. Estão disponíveis no Portal mais de 21,5 mil títulos com artigos em texto completo, cerca de 150 mil livros, 130 bases referenciais, nove bases de patentes, estatísticas, enciclopédias e normas técnicas.
Fonte:
0 Comentários:
Enviar um comentário