sábado, 1 de agosto de 2009

Estudo OberCom: A Sociedade em Rede em Portugal 2008 | Apropriações do Telemóvel na Sociedade em Rede




Os telemóveis tornaram-se parte integrante do nosso quotidiano e, hoje em dia, é difícil concebermos o mundo sem eles.

Se um indivíduo se perde, telefona a pedir indicações do caminho, em vez de perguntar a alguém na rua.

Manifestações são convocadas através de SMS

O telemóvel é também agenda, lista de contactos, arquivo de ficheiros, walkman, rádio, despertador, consola de jogos, calculadora e relógio.

Em consequência, conceitos tais como “Sociedade das Comunicações Móveis” (Castells, 2004), “Cultura do Telemóvel” (Goggin, 2006), ou “Thumb Culture” (Glotz, 2005, referindo-se ao uso do polegar para comandar o telemóvel) foram desenvolvidos, pretendendo dar conta de um novo paradigma social que a mobilidade, em geral, e os telemóveis, em particular, impuseram ao nosso quotidiano.

Como é que o facto de podermos estar acessíveis a qualquer hora e lugar (e, simultaneamente, termos permanentemente a oportunidade de contactar outros) alterou a nossa sociedade e a configuração das nossas relações sociais?

Quais as dimensões e a extensão desta transformação?

A presente análise tenta fornecer pistas de resposta a tais interrogações, e integra-se no âmbito do projecto A Sociedade em Rede em Portugal 2008 desenvolvido pelo OberCom.

Os dados apresentados resultam da aplicação de um Inquérito por questionário a uma amostra representativa da sociedade portuguesa (ver ficha metodológica).

Numa primeira fase analisaremos a posse deste tipo de equipamentos em Portugal, seguindo-se a análise da frequência e intensidade de utilização dos telemóveis.

Num terceiro momento serão abordadas as várias apropriações que podem ser feitas deste dispositivo, destacando-se por fim o papel dos telemóveis enquanto mediadores das relações sociais.

Aceda ao relatório (PDF) disponível no website da OberCom

3 Comentários:

clique documental on 01 agosto, 2009 disse...

Olá Paulo estou eu aqui novamente para fazer uma visita.
Olha, realmente os telemóveis são tudo de bom. A tedencia é seu crescimento....

bjos

clique documental on 01 agosto, 2009 disse...

O mundo encontra-se na palma de nossas mãos!!!!

Anónimo disse...

Os telemóveis são necessarios, penso que já não é possivél viver sem eles! Não sei se continuaram a crescer mas.....meio mundo ainda nem viu um telefone!!

Muito humor:
http://pedemonio.blogspot.com/

Arquivo

Categorias