quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Cidades do interior têm internet gratuita




Fonte: Folha de S. Paulo. Data: 26/08/2009.
Autor: Felipe Bachtold.
Mesmo com carência de infraestrutura básica, como água encanada, municípios investem na tecnologia. Em Mâncio Lima, cidade do Acre, na fronteira com o Peru, apenas 5% dos habitantes recebem água encanada em casa. Mas o morador que tiver um computador pode acessar a internet de graça pelo sistema sem fio instalado pela prefeitura no mês de maio.
Assim como o município de 13 mil habitantes do Acre, prefeituras de todo o país, especialmente de pequenas cidades, vêm se mobilizando para instalar sistemas gratuitos de internet para a população.
A implantação do sistema já havia causado polêmica em grandes cidades na campanha eleitoral do ano passado, quando candidatos como Marta Suplicy (PT), em São Paulo, chegaram a prometer o acesso universal e gratuito à internet.
Em três cidades, os prefeitos aproveitaram as festas de aniversário do município para lançar os sistemas. Em Jaboticabal (SP), a prefeitura diz já ter investido R$ 1 milhão no sistema nos últimos quatro anos. Poços de Caldas (MG) gastou R$ 315 mil com o projeto.
Em Parintins (AM), de 102 mil habitantes e famosa por seu festival folclórico, a prefeitura instalou antenas em praças que permitem o acesso.
Segundo a administração municipal, a novidade atrai usuários com notebooks ao local. "Diariamente, umas 50 pessoas sentam na praça, levam suas cadeiras. Tem gente que começa a acessar às 7h da noite e sai às 3h da manhã", diz Francisco Neto, coordenador do projeto. O mesmo ocorre em Manacapuru, também no Amazonas.
A prefeitura de Parintins gastou R$ 7.000 na importação de cada antena que possibilita o acesso. A mesma quantia foi paga em Mâncio Lima. Segundo a chefe de gabinete, Maria Ivete Pinheiro, havia muita demanda por internet na cidade.
Em parte das cidades, há restrições para conteúdos considerados inadequados, como sites eróticos. Rio Verde (GO), que iniciou o serviço no início do mês, veta o download ilegal de músicas e filmes.
Para o sociólogo Sérgio Amadeu, que é doutor pela USP e pesquisa inclusão digital, o modelo adotado pelas prefeituras no Brasil é adequado para pequenas cidades. Ele afirma que, em levantamento com municípios que adotaram o sistema, mais moradores acabaram comprando computadores.
Diz ainda que, em cidades carentes, a implantação da internet gratuita "é uma forma de romper a reprodução da miséria" e pode gerar empregos.
Nos EUA
Cercada de polêmica, a implantação de sistemas de acesso gratuito de internet nos Estados Unidos não foi bem-sucedida em algumas cidades.
Em San Francisco, Chicago e na Filadélfia, problemas nas parcerias privadas que sustentavam os projetos nos últimos anos acabaram provocando o fim da experiência.
O modelo é criticado por representar uma ação estatal em uma área tradicionalmente regida pela iniciativa privada. Os defensores da política dizem que ela beneficia localidades que não seriam atendidas pelo sistema convencional.

22 Comentários:

Anónimo disse...

Internet gratuita não esta funcionando em poços de caldas.Nós moradores da zona sul ainda não conseguimos a conexão

Anónimo disse...

A tres meses estou tentando conectar a internet gratuita em poços de caldas e não consigo.Na realidade nada aqui está funcionando.

Anónimo disse...

preciso contactar profissional que tenha feito ou desenvolvido algum projeto de internet gratuita para municipio......claudio soares
---------- esmaltestar@hotmail.com
---------- 073=9123.7302

Anónimo disse...

A internet gratuita em Poços de Caldas está funcionando na Zona sul. Com notebook é necessário estar perto da antena, pois a antena do notebook tem um alcance pequeno. Se a pessoa quiser acessar de dentro de casa é necessário uma antena externa apontada para um dos hotspots da prefeitura. Nas praças do centro já vi muita gente usando.
Gostei, espero que se espalhe pela cidade toda!!

José Roberto Machado on 02 fevereiro, 2010 disse...

Trabalho com transmissão ha 20 anos e posso garantir que o Sistema instalado na zona sul esta funcionando satisfatóriamente. É verdade que existem sombras de sinal, mas se trtando de Poços de caldas isso não é surpresa porque a cidade é montanhosa. Porém se instalar uma antena externa com cabo e receptor apropriado a conexão é perfeita. Esse equipamento gira em torne de R$ 230,00 a R$ 300,00 com um ano de garantia. Falem comigo. suporte.airtelecom@gmail.com. (35) 9135-9697.
Roberto

Anónimo disse...

Aqui no Jardim Paraiso tá pegando um sinal, fraquinho mas tá...eu comprei a antena e eu mesmo instalei, não precisa de técnico coisa nehuma... vc compra a antena pela metado do preço em outra cidade e vale a pena... A prefeitura de Poços de CAldas precisa e ampliar mais o sinal devido as """" SOMBRAS """.
COLOMBO

Anónimo disse...

AFF.. eh sacanagem isso ae ...
tem internet na zona SUL e nas outras nao tem
=/

ateh parece queh eh soh eles que pagam imposto !!:@

Anónimo disse...

Alguem ae sabe me informa se vai ter internet gratis nos bairros

JARDIM COUTRY CLUB E
MARIA IMACULADA?

desde jah agradeço
=D

José Roberto Machado on 10 maio, 2010 disse...

Como eu havia dito anteriormente, o sinal esta funcionando satisfatóriamente. Disse também que trabalho na área de transmissão fazem mais de 15 anos. Eu não disse que precisa de um técnico para instalar o equipamento. Eu apenas me coloquei a disposição por trabalhar na área. Detalhe importante aos desinformados e para aqueles que tentam primeiro depois chamam alguém capacitado:
1- O sinal de recepção fica em torno de 65 a 100%;
2- Aqualidade do sinal fica em torno de 70 á 100%;
Como sei que é assim? Eu possuo equipamentos de rastreamento e alinhamento de sinais de RF (radiofrequencia). Logo eu não "espeto" a antena na sua casa e pronto. Eu faço a instalação da antena de wireless da mesma forma como eu faço instalações de sistemas profissionais como por exemplo da TV NOVO TEMPO Canal 56 UHF que começou a operar recentemente na Serra São Domingos. Dentro de mais alguns dias eu colocarei em operação o Canal 14 UHF no jardim Bandeirantes para cobrir toda a zona sul. Espero ter contribuido de alguma forma. Qualquer dúvida, entrem em contato comigo. (35) 9135-9697 ou suporte.airtelecom@gmail.com
Em breve entre no blog: www.blig.com.br/airtelecom. Abraços; Roberto.

Anónimo disse...

caros moradores da regiao sul adquira sua antena externa para acesso a internet gratis da prefeitura por R$ 200,00 instalada e com garantia ligue 035 84150038
Alvaro

José Roberto Machado on 19 maio, 2010 disse...

Aviso aos navegantes....
Eu havia dito que o kit de recepção de internet gratuita gira em torne de R$230,00 a R$ 400,00. Porque este custo?
Porque estamos localizados em um região montanhosa, à 1650 Mts de altitude. Por se tratar de alta frequencia a faixa de transmissão e recepção de internet wireles, é preciso instalar equipamentos adequados a necessidade de cada um. Cada caso é um caso. É claro que vão aparecer pessoas "instalando" o kit a baixo custo tipo R$200,00 ou até menos. Porém, se você quizer um sistema com garantia técnica e operacional, estou à disposição para ir á sua casa fazer um teste e tirar suas dúvidas, estou à disposição. Tenho antenas instaladas que vão de R$ 210,00 até R$ 450,00. Depende da necessidade do cliente. Como disse antes, o custo gira em torno de R$ 230,00 à R$ 300,00. Abraços. Roberto

Alvaro disse...

Antena aquario de 20 dbi por R$150,00 e garantia de um ano aproveitem, ninguem consegue por este preco nem mesmo nosso amigo acima

José Roberto Machado on 12 agosto, 2010 disse...

Estive meio sumido proque estou fazendo a implantação da TV Novo Tempo como havia dito. Inclusive o canal 14 UHF para zona sul como havia dito já esta em operação. A respeito das antenas de internet, soube de fonte segura que até o final do ano a internet pública deverá estar cobrindo 90% da cidade. Na zona sul estamos com uma pequena zona de sombra no jd. do contorne e são bento. Creio que deverá ser resolvido em breve.
Continuo á disposição para qualquer esclarecimento sobre o sinal. Quanto ao amigo que esta vendendo antenas a R$ 150,00 eu posso dizer que existem equipamentos até mais baratos que esse valor. Existem clientes para todo tipo de equipamento. É como disse anteriormente, Estou ha muitos anos na área de transmissão sempre trabalhando com equipamentos profissionais com fornecedores sérios. Não vivo de internet, apenas vi a oportunidade de aumentar o meu leque de clientes prestando um serviço de qualidade. O objetivo dessa internet é levar conhecimento e informação para todos. A minha intenção neste forum é orientar de forma clara, honesta e objetiva. É claro que se alguém quizer adquirir o equipamento que eu tenho será ótimo, mas o mais importante é esclarecer para que você que ainda não tem internet não seja enganado. Abraços;
Roberto.

Fernando disse...

Roberto, gostaria de adquirir uma de suas antenas, mas tenho uma duvida, qual curso voce fez e a quanto tempo voce é formado na area de Informatica?

Alvaro disse...

Caros usuários, para ficar mais clara minha intenção gostaria de informar aos interessados que o equipamento que apresentei acima por R$150,00 é o mesmo que nosso concorrente ROBERTO vende por R$180,00 resumindo, mesmo equipamento com garantia de um ano, 20% mais barato, não é milagre, é respeito com seu bolso.
Ano de eleição é proibido por lei executar projetos públicos, portanto é impossível expandir serviço de internet publica até o final do ano, até mesmo porque já estamos no final do terceiro trimestre e não daria mais tempo.

Jarrie disse...

Oi gostaria de parabenizara prefeitura ,pelo asseso gratis a internet...
e saber se tem possibilidade te ter uma antena gratis na estância são josé desde já agradeço jarriemartins@hotmail.com

José Roberto Machado on 26 setembro, 2010 disse...

Estou de volta...
Respondendo:
Fernando sou técnico em eletronica formado pela ETE - Escola Técnica de Eletronica com crea ha mais de 15 anos. Trabalho na área de transmissão de FM e TV também a mais de 15 anos. Estou no segundo ano de engenharia elétrica da PUC Poços. Fiz meu primeiro curso de manutenção em computadotres em 1998. Abração.
Caro álvaro, não sou concorrente seu porque eu não vivo de antenas de internet. Eu apenas estou executando mais uma das muitas atividades que tenho. Gostaria de saber como vc consegue comprar, vender, instalar, tirar os custos operacionais, impostos e atender a garantia de 12 meses neste valor. Nunca desrespeite nenhum dos meus clientes, eu apenas trabalho com qualidade. O meu curriculo fala por mim. Hoje eu respondo pela radio Novo Tempo FM e pelos canais de TV da Rede Novo Tempo em Poços. Detalhe importante, o equipamento que vc vende é similar ao que eu vendo, pois eu sou autorizado direto da marca que represento. Para colocar uma pedra em cima desta história Foram adquiridas novas antenas e estão sendo implantadas sim, e exisate uma empresa contratada para efetuar o serviço. Em momento algum eu disse que a prefeitura iria instalar equipamentos durante as eleições. O que eu posso dizer é que a empresa contrada esta trabalhando dentro do a lei permite. Por fim não coloco a mão no bolso de ninguém. Apenas trabalho com planilha de custos gastos e lucros. Planilha esta desenvolvida pelo sebrae. Abração a todos. Lembro que estou a disposição para esclarecer qualquer duvida a respeito, porém não mais irei expor meus pontos de vista nem me defender de criticas ou insinuaçãoes. Fiquem com Deus.

Anónimo disse...

"Gostaria de saber como vc consegue comprar, vender, instalar, tirar os custos operacionais, impostos e atender a garantia de 12 meses neste valor?"

Responder esta pergunta é facil!

nao faço gambiarras igual a voce por isso os clientes me procuram, e quando deixo meus clientes satisfeitos eles fazem propaganda positiva a meu favor (inclusive quando conserto suas cagadas).

Anónimo disse...

O serviço desse Alvaro é péssimo, ele enganou muitas pessoas na zona sul, crente safado!

Anónimo disse...

Gostaria de manifestar aminha alegria e respeito pelo Roberto. Além da qualidade dos produtos que fornece, seu trabalho é impecável. Ele não só instalou o kit de internet na minha casa como de bonus, atualizou meu computador. Que Deus te aBençoe Roberto. Continue assim trabalhando de forma séria e honesta, e não de atenção aos escarneedores. Uma árvore se conhece pelos frutos. Abração;
Rafael.

Anónimo disse...

OLA EU GOSTARIA DE SABER SE HÁ OUTRA CONECÇÃO ALEM DA INTERNET PUBLICA Q EU POSSO CONECTA TODOS OS DIAS!!!

eu queria sabe pq eu ja conectei na NETSI-PARAISO e na JD-PARAISO e as duas sao muito rapidas para ser de graça ai eu queria sabe se tem como eu conecta nelas toda vez q eu quiser

MEU NOME É CHARLES :) vlw

Anónimo disse...

OLA EU GOSTARIA DE SABER SE HÁ OUTRA CONECÇÃO ALEM DA INTERNET PUBLICA Q EU POSSO CONECTA TODOS OS DIAS!!!

eu queria sabe pq eu ja conectei na NETSI-PARAISO e na JD-PARAISO e as duas sao muito rapidas para ser de graça ai eu queria sabe se tem como eu conecta nelas toda vez q eu quiser

MEU NOME É CHARLES :) vlw

Arquivo

Categorias