Acaba de ser disponibilizada a edição nº 8 - Julho de 2009, da revista Prisma.com (Revista de Ciências da Informação e da Comunicação do CETAC)
Em mais um número, que corresponde ao primeiro semestre do corrente ano de 2009, o call for papers realizado atempadamente, trouxe até ao processo de avaliação uma panóplia de artigos que configuram três temáticas inscritas na agenda de pesquisa das CIC, ainda que uma dessas temáticas se situe na fronteira ou na zona das relações interdisciplinares das Ciências da Educação com as CIC em torno do impactante fenómeno das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
A reflexão sobre a mudança de paradigma na área profissional e científica da Informação/Documnetação constitui a primeira temática e consubstancia-se em dois artigos diferentes, sendo que o segundo, centrado no conceito da tecnologia, ajuda a compreender que a evolução e a afirmação da CI pós-custodial, info-tecnológica e científica derivou forçosamente da génese e do impacto do “paradigma tecnológico”, do “informacionalismo” e do “capitalismo informacional” (Manuel Castells).
Uma segunda temática emerge, através de dois artigos, que têm em comum um mesmo coautor, além da performance tecnológica desempenhadas em contexto educativo.
E por fim dois artigos que versam uma temática algo difusa denominada ora indistinta, ora distintamente como Inteligência Competitiva, Inteligência Económica e Gestão da Informação organizacional, com dois interessantes estudos de aplicação.
A variedade das temáticas e, em especial, a marca híbrida e interdisciplinar patente no conjunto de artigos relacionados com a triangulação Informação – Educação- Tecnlogia, gerou um número algo eclético, mas que é, ao mesmo tempo, o reflexo compreensível de um saudável exercício de infleção identitária da CI e de abertura a áreas afins ou estreitamente relacionadas.In Editorial, por Armando Malheiro da Silva
- Editorial |Armando Malheiro da Silva
- Pradigma Emergente da Ciência da Informação: o objecto, o profissional e o campo de atuação | Májory Miranda
- Tecnologia: buscando uma definição para o conceito | Estéfano Vizconde Veraszto, Dirceu da Silva, Nonato Assis Miranda e Fernanda Oliveira Simon
- Googledocs: uma experiência de trabalho cooperativo com alunos do 8º ano de escolaridade | Marta Barroso e Clara Coutinho
- Do e-Learning tradicional ao e-Learning 2.0 | João Batista Bottentuit Junior e Clara Coutinho
- A Comunicação na Embrapa: do difusionismo à comunicação como inteligência organizacional | Wison Corrêa da Fonseca Júnior, Edilson Pepino Fragalle, Heloiza Dias da Silva e Roberto de Camargo Penteado Filho
- Da Web 2.0 à Universidade 2.0: uma perspectiva de gestão | Bruno Soares, Cláudia Camelo, Luc Quoniam, Miguel Rombert Trigo e António Cardoso
0 Comentários:
Enviar um comentário